A Região do Vinhos Verdes é muita extensa. Vem desde o rio Minho, onde o Alvarinho se exprime de forma exemplar em Monção e Melgaço, e desce até ao rio Douro para confinar com a Região Demarcada dos Vinhos do Porto e DOC Douro.
Quase na fronteira vitivinícola com esta região, o pequeno produtor Álvaro Monteiro Ribeiro mantém em Aregos (concelho de Resende) o seu vinhedo de cinco hectares com vista para as águas do Douro, onde pontificam as castas brancas Arinto e Avesso. Dispondo de uma pequena adega, faz a vindima manual para caixas de 20 kg, logo pela manhã, para evitar temperaturas elevadas nas uvas quando entram no processo de vinificação. A fermentação desenvolve-se em cubas inox a temperatura controlada, seguindo-se o estágio do vinho em borras finas até à primavera do ano seguinte à vindima. O resultado é um vinho verde fresco, bonito à vista e agradável, como pudemos confirmar em prova das duas últimas colheitas, a de 2008 e 2009.
Encosta de Aregos Vinho Verde Colheita Seleccionada 2009***** Mais frutado e mais perfumado do que a colheita de 2008, revela grande delicadeza e sabores frescos e frutados intensos. Seguindo viagem, damos um salto a Trás-os-Montes até Macedo de Cavaleiros onde há décadas se mantém o produtor de Valle Pradinhos.
Valle Pradinhos Branco 2009****/***** Três castas compõem este vinho, duas da Alsácia, o Riesling e o Gewurztraminer, a par da transmontana Malvasia Fina. Na colheita deste ano sobressai o Gewurztraminer tanto nos aromas como no sabor. É um branco de Trás-os-Montes muito agradável com uma grande riqueza aromática (lichias e maracujá) e sabores correspondentes.
Valle Pradinhos Rosé 2009 **** Vinificado a partir de uvas das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz, fermentou em cuba inox a baixa temperatura, permanecendo em estágio sobre borras finas até fevereiro deste ano. A colheita de 2008 era superior, mas esta não deixa os créditos por mãos alheias: cor de morango, bonito à vista, frutado (morangos, framboesas, cereja madura) é de uma frescura intensa e refrescante.