As memórias do antigo balneário das Pedras Salgadas ainda ecoam pelas paredes. Adotou agora o moderno nome de Spa Termal, mas manteve a generalidade das linhas arquitetónicas do edifício art noveau. A requalificação da estância termal foi projetada por Siza Vieira, que optou por uma estética depurada, aproveitando a luz natural e o contacto permanente com a natureza através de amplas janelas, como é habitual nas suas criações. Após quatro anos encerrado, foi inaugurado, dia 18 junho, sendo esta a primeira obra concluída do projeto Aquanattur, da Unicer, que abrange igualmente o parque de Vidago.
Com equipamentos e funcionalidades completamente modernos, o spa tem uma ala dedicada a tratamentos com água mineral, dando continuidade à fama que vem de longe da Água das Pedras – pelas descrições, fazem bem a quase tudo -, exploradas desde 1871. E também inclui hidromassagem, duche vichy, banho turco, sauna, piscina aquecida e relaxamento. Em Julho, será inaugurada a nova piscina exterior, tal como o complexo hoteleiro Vidago Palace.
A época termal em Pedras Salgadas vai de Maio a Outubro, permanecendo o espaço, nos restantes meses, encerrado. A intervenção no extenso parque, pelo menos na área que rodeia o spa, está praticamente concluída, podendo os visitantes percorrer a avenida principal e restantes caminhos. Beber diretamente das fontes não é possível, pois os edifícios das nascentes permanecem inacessíveis, a aguardar uma recuperação. Para 2011, está prevista ainda a construção de um hotel de raiz, para colmatar o desaparecimento do Hotel Avelames.
Spa Termal de Pedras Salgadas Parque das Pedras Salgadas T. 93 264 0521 Seg-Sáb 9h-12h30, 15h-19h