Apelidada de “droga da Barbie”, o Melanotan II é uma versão sintética da hormona estimulante de melanócitos (α-MSH), que é produzida na glândula pituitária do cérebro, e está a ser comercializado por vendedores do TikTok no Reino Unido e na Austrália.
O Melanotan II atua nas células especializadas da pele responsáveis pela produção do pigmento que confere à pele um tom mais escuro e “engana” o corpo para o levar a bronzear-se mais rapidamente. No entanto, tem suscitado sérias preocupações de segurança desde que foi desenvolvido pela primeira vez na Universidade do Arizona.
Por via oral ou injetada, a hormona pode dar um bronzeado rápido, mas não é tudo. Médicos especialistas da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney, alertam para os efeitos secundários graves desta hormona, que pode causar melanoma, o tipo mais grave de cancro da pele.
Outro perigo menos conhecido do Melanotan II são os seus efeitos neurológicos, porque para além de afetar as células pigmentares da pele, o medicamento pode ligar-se a receptores no cérebro e influenciar o apetite e a função sexual.

De acordo com a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia, o Melanotan II provoca também outras alterações no organismo, tais como: “diminuição da inflamação e da resposta imunitária do organismo”, “efeitos no sistema cardiovascular, como o aumento da pressão vascular”, e “alteração do comportamento, que pode afetar a aprendizagem ou a atenção”.
Apesar de os sprays serem ilegais, o The Mirror noticiou que os produtos podem ser facilmente encomendados através dos vendedores do TikTok.
Citada pelo tabloide britânico, a dermatologista Emma Wedgeworth alerta para o facto de o produto, por estar a ser distribuído ilegalmente, não ser alvo de monitorização pelas normas médicas do Reino Unido.
“A preocupação é que, se se estimularem excessivamente os melanócitos, sobretudo em pessoas com uma tendência subjacente para o cancro da pele, pode aumentar o risco de desenvolvimento de melanoma. Além disso, o Melanotan II é frequentemente associado a outros comportamentos de risco, como a utilização de solários”, acrescentou.
Gillian Nuttall, CEO do Melanoma UK, um grupo de apoio aos pacientes com melanoma, alertou para o perigo da comercialização destes produtos nas redes sociais: “Isto é tudo o que há de mau nas redes sociais. O TikTok é usado principalmente por crianças, por isso é vergonhoso que uma empresa esteja a vender produtos ilegais e não testados a jovens e a usar o sucesso de um êxito cinematográfico para o fazer”.
Um porta-voz do TikTok , citado pelo The Mirror afirmou que os vídeos que promoviam ou vendiam sprays de bronzeamento nasal e Melanotan violavam as regras da plataforma e consequentemente, tinham sido removidos juntamente com as hastags “#tanningnasalspray #melanotan e #melanotan2.
Os produtos em questão não são apoiados pela Mattel, detentora da marca registada Barbie, nem pelos atores ou produtores do filme “Barbie”.