As pessoas com mais de 23 anos já podem, a partir de agora, fazer o autoagendamento da vacina contra a Covid-19.
“A semana que se inicia a 4 de julho é a data estimada para o início da vacinação, por ordem decrescente, da faixa etária dos 18 aos 29 anos”, tinha anunciado a task force que coordena a logística da vacinação.
Numa fase inicial, a vacinação desta faixa etária será feita através do agendamento central, com os utentes a receberem uma mensagem SMS ou um telefonema dos serviços de saúde, mas o autoagendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.
Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa indica que 85,7% dos jovens entre os 16 e os 25 pretendem ser vacinados, mas 14,3% ainda não decidiram se vão receber a vacina contra o vírus SARS-CoV-2.
“É na população em idade ativa, nos homens e nas pessoas com mais escolaridade que se verifica maior resistência em relação à toma da vacina”, indicam os dados do barómetro covid-19 da ENSP referentes ao período entre 11 e 25 de junho.
“Como os grupos etários mais velhos estão quase totalmente ou parcialmente vacinados, as incidências mais elevadas da resistência à vacinação evidenciam-se agora nas faixas dos jovens adultos”, explicou Ana Rita Goes, coordenadora científica do barómetro.
Auto-agendamento passo a passo
Entrar no portal da Direção Geral da Saúde
Inserir a data de nascimento no local indicado (neste momento, só será autorizado a prosseguir se tiver 43 ou mais anos)
Inserir o nome, número de utente e, de novo, data de nascimento
Selecionar o distrito, concelho e centro de vacinação onde deseja ser vacinado
Escolher o dia pretendido dentro do centro de vacinação selecionado (existem centros com mais vagas, depende da afluência das pessoas e da capacidade de vacinação de cada centro)
O portal gera um comprovativo de agendamento, mas que não quer dizer que esteja confirmada a marcação
Aguardar até 72 horas por um SMS de confirmação com o local, dia e hora de vacinação, ao qual deve responder SIM. Só neste momento está confirmado o auto-agendamento. Não deve dirigir-se ao centro de vacinação caso não tenha recebido o SMS
Se responder NÃO ao SMS, terá de aguardar mais 72 horas até poder voltar a fazer um auto-agendamento
Se, passadas 72 horas, ainda não tiver recebido nenhum SMS quer dizer que se encontra em lista de espera e deve continuar a aguardar. Acabará por receber, ou o SMS do auto-agendamento, ou um telefonema a convocá-lo para a vacinação.