Neste novo normal há (mais) um tema que tem despertado muitas perguntas, opiniões diferentes, observações extremadas e alguma falta de senso.
Afinal, com o é que devemos lavar a roupa? A 40º C, a 60º C?
Os profissionais de saúde, doentes com Covid-19 ou cuidadores de doentes com este vírus são um capítulo à parte, mas já lá vamos.
Para os demais, saiba que, em primeiro lugar, “deve ter uma área suja e uma área limpa em casa”, explica Henrique Lopes, professor de Saúde Pública. Determinar uma área à entrada de casa onde, quando chega da rua, se descalça, tira o casaco, despe a roupa e deixa os objetos que levou consigo. De seguida, borrifar os objetos com uma solução de álcool ou lixívia e água, limpar as solas do calçado e tomar banho. A restante área da casa passa a ser, desta forma, uma zona limpa que, obviamente, também tem de ser higienizada com frequência. Este é o conselho principal de Henrique Lopes. Segundo o professor, não devemos estar em casa com a roupa com que saímos à rua.
Quanto à lavagem da roupa, todos sabemos que alguns tecidos não aguentam lavagens a 60º C sob pena de se danificarem. O especialista em Saúde Pública diz que a “roupa pode ser lavada normalmente a 40º C” e, caso se queira, pode ainda acrescentar-se ao detergente um desinfetante próprio. E sim, a máscara social/comunitária pode ser lavada juntamente com o resto da roupa.
Para os profissionais de saúde, doentes com Covid-19 ou cuidadores de doentes foi divulgada informação específica pela Direção-Geral da Saúde. Nestes casos, a roupa (assim como os lençóis e toalhas) deve ser lavada a mais de 60º C e, caso isso não seja possível, usar um produto desinfetante como líxivia.