No Hospital de São João, Porto, todos os bebés filhos de mães com suspeita de estar infetadas com o novo coronavírus são recebidos com rigorosas, e necessárias, medidas de proteção. Na última semana a Unidade de Cuidados Intensivos neonatais já atendeu alguns casos que exigiram medidas extraordinárias.
Em Portugal, o primeiro bebé filho de uma mãe com Covid-19 nasceu de parto normal, na terça-feira, no Hospital de São João, no Porto. A mãe está bem e já teve alta, mas o pai continua internado. A menina também está saudável e não revela qualquer sinal de preocupação. Apesar disso e de ter dado negativo em dois testes à Covid-19, mantém-se internada por precaução e sob vigilância na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais.Para já a amentação não é recomendada pelo que a mãe faz a extração do leite materno, sendo a bebé alimentada a biberão.
Na foto que publicamos podemos ver o enfermeiro José Castro, da UCI Neonatais daquele hospital.
“Há uma mãe que inveja através de um vidro o cuidar que deveria ser o seu, no final de tantos meses sonhados expressos em semanas. Que lhe inveja o toque pelo modo como sorri com o olhar. Que lhe inveja o embalo. Que lhe inveja o sentido de proteccão de um filho que é seu, o qual ainda não abraçou e sentiu o cheiro mas que com todas as suas forças fez nascer. Sabemos que hoje esta distância a fere mais que a dor do seu parto, porque os nossos dias de trabalho nos ensinaram a ler as linhas do rosto mesmo quando as tentam esconder”, escreveu a também enfermeira Sofia Guimarães na sua página de Facebook, onde publicou a foto que aqui reproduzimos, com autorização da própria.