Conversas Verdes
“Fica caro não ser sustentável”
Ana Barbosa, diretora de sustentabilidade da IKEA, diz que a sustentabilidade ambiental das empresas é também garantia de maior sustentabilidade financeira. E dá algumas sugestões para prolongarmos a vida útil dos nossos móveis – em nome da circularidade
“Os insetos são um ingrediente como qualquer outro”
Daniel Murta, professor na Egas Moniz School of Health & Science e fundador da EntoGreen, diz que a farinha de inseto é uma fonte de alimento saudável, nutritiva e sustentável
“É uma visão diferente do negócio, que deve beneficiar todos, não só o acionista, mas também as pessoas e o planeta”
Laetitia Arrighi de Casanova, da rede B Lab, explica que, para uma empresa, a importância da sustentabilidade vai muito para lá da expectativa de convencer os clientes a comprarem os seus produtos
“O Estado tem de dar o exemplo na construção sustentável”
Diogo Aguiar, curador da +Concreta, um evento dedicado à arquitetura ecológica, diz que o setor da construção já tem consciência ambiental, mas que o Estado deve dar um empurrão para acelerar a mudança
“Temos de saber parar e apreciar o que a natureza nos dá”
Teresa Guedes, diretora do Zoo de Santo Inácio, o maior do Norte do País, diz que os parques zoológicos desempenham um papel fundamental na conservação das espécies e na sensibilização para a necessidade de proteger a biodiversidade
Fátima Lopes: "Não devemos colaborar neste consumismo desenfreado. Às vezes, as pessoas nem sabem para que é que compram determinada coisa. É só porque lhes apeteceu"
Fátima Lopes é o rosto do projeto “Mudar para melhor”, uma série de documentários que identifica profissões de que o mercado precisa, muitas delas na área do Ambiente. A apresentadora conta-nos algumas das histórias que tem encontrado
“Einstein dizia que, se as abelhas desaparecessem, a humanidade teria apenas mais quatro anos de existência”
Joana Bandeira, Brand Manager da Nestum, fala do que está em causa com o declínio das abelhas e apresenta a iniciativa Juntos Pelas Abelhas, que passa por oferecer colmeias aos apicultores afetados pelos incêndios. O Dia Mundial da Abelha celebra-se este sábado, 20 de maio
"No final do século, um ano de precipitação média será equivalente ao que chamamos hoje de ano de seca"
No Dia Mundial da Água, Ana Luís, do grupo Águas de Portugal, sublinha que a precipitação já diminuiu 20%, em Portugal, e vai diminuir muito mais, o que obriga a uma gestão cada vez mais rigorosa, reforçando o armazenamento e apostando no tratamento de águas residuais para reutilização
Rita Neto: “Responsabilidade social das empresas? Se pudermos ter um papel positivo para a sociedade, temos de o fazer”
A diretora de Marketing de A Padaria Portuguesa fala sobre algumas medidas que a empresa tem tomado para reduzir o desperdício, desde compotas feitas com casca de laranja a cogumelos produzidos a partir de borras de café
Rodrigo Castelo: “Nasci em Santarém, à beira-rio, e sou apologista de comer aquilo que tenho a meus pés. Isso é o mais sustentável”
Pode o peixe ser sustentável? Sim, garante o embaixador para a gastronomia de Santarém e chefe do restaurante Ó Balcão. “Temos de consumir peixe do rio, porque depois somos obrigados a conservar as margens e o caudal. O rio precisa de nós”
Hugo Espírito Santo: “ Há que incentivar os comportamentos certos em vez de proibir os errados”
O consultor da McKinsey defende que, no combate às alterações climáticas, a informação é essencial para convencer as pessoas que investir em painéis solares e na melhoria da eficiência das casas são as opções mais racionais do ponto de vista financeiro
António Carlos Rodrigues: “Em França, há municípios que atribuem mais 30% de área de construção se o edifício for neutro em carbono”
António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, diz que a construção sustentável está a ganhar tração, impulsionada (também) pelas suas vantagens económicas
Carlos Elavai: "As empresas que agora se prepararem serão as vencedoras do futuro"
O consultor da BCG garante que as empresas podem cortar 30% das suas emissões sem aumentar os custos líquidos. E as vantagens não terminam aí
Frederico Venâncio: “Trinta por cento do desperdício alimentar está nas nossas casas”
A comida que vai parar ao lixo é um flagelo ambiental e social, mas cada um de nós pode ajudar a fazer a diferença, diz o diretor-geral da Phenix Portugal
Alexandre Relvas: “Não é possível alimentar a humanidade com agricultura biológica. Mataríamos à fome grande parte da população”
O diretor-executivo da Casa Relvas lamenta que os agricultores sejam maltratados e discriminados por pessoas urbanas, com uma visão “romântica” da agricultura. Mas, apesar de todas as críticas, a agricultura hoje praticada é mais sustentável que nunca, garante
Ana Ferreira: “Compramos aquecedores baratos e depois ficamos escandalizados por termos uma conta da luz muito alta”
O barato sai caro, tanto em termos económicos como ambientais, diz Ana Ferreira, da Miele Portugal. O futuro passa por produzir equipamentos mais duradouros, de fácil reparação e com recurso a matéria-prima reciclada
Rita Machado: “Hoje, os hotéis são criados de raiz com uma estratégia ambiental”
O consumo de produtos locais é uma das grandes apostas da hotelaria moderna, diz a responsável da Small Portuguese Hotels
Deolinda Silva: “O consumidor valoriza cada vez mais produtos e empresas sustentáveis”
No dia em que arrancou a 6ª edição do prémio Ecotrophelia Portugal, que premeia projetos alimentares ecológicos criados por estudantes universitários, a diretora da PortugalFoods falou sobre o papel da inovação na sustentabilidade do setor agroalimentar
Eric Armengou: “Não sei como será se o Ambiente deixar de estar na moda, quando deixar de atrair consumidores”
O cofundador da empresa de cuidados pessoais HAAN diz que há cada vez mais empresas comprometidas com a sustentabilidade ambiental, mas acrescenta que muitas fazem-no apenas por uma questão comercial. E se deixar de ser comercialmente vantajoso?
Leonardo Mathias: “O Ambiente é como o sexo na adolescência: fala-se muito e pratica-se pouco”
O presidente da SDR Portugal e ex-secretário de Estado da Economia garante que as pessoas só passarão a reciclar em massa quando forem pagas para isso. E é esse o plano da associação, constituída pelos gigantes das bebidas e do retalho: espalhar máquinas pelo País que pagam por cada embalagem devolvida, para assim nos aproximarmos das metas de reciclagem a que nos comprometemos – e que continuamos a falhar, ano após ano
“Para as empresas, a sustentabilidade da construção é uma mais-valia, porque percebem que assim conseguem racionalizar recursos”
Os edifícios e a construção são responsáveis por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa. Mas o setor está a tentar reduzir o seu impacto, sobretudo apostando em materiais que ajudam a reduzir o consumo energético, diz Vasco Varela, do grupo Fortera