Durante o curso de Biologia, António Castelo, 28 anos, nunca pensou que viria a trabalhar em cinema, mas quando o amigo João Vasconcelos, na altura estudante de cinema, o desafiou a desenvolver o guião para uma curta-metragem sobre a biodiversidade de Timor-Leste começou uma aventura que dura há três anos, altura em que criaram a AID Nature, uma ONG que promove a conservação da natureza através de conteúdos audiovisuais. Nos primeiros tempos, apostaram em curtas-metragens, com orçamentos abaixo dos três mil euros, para construírem o portefólio que os ajudou a conquistar os primeiros clientes pagantes.
“Uma empresa que apoia um documentário de vida selvagem passa a estar associada à conservação da natureza e, hoje em dia, essa imagem é muito importante para as pessoas”, explica o biólogo, que não tem dúvidas sobre a utilidade da sua formação em campo: “Permite interpretar o que os animais estão a fazer e prever o seu comportamento durante as filmagens”. A designer Rita Quitério, 26 anos, é o mais recente elemento da equipa que, atualmente, aposta nas longas-metragens para dar a conhecer a biodiversidade dos países lusófonos.
Com a evolução da tecnologia e diminuição do preço do material de filmagem, António acredita que as pequenas produtoras do género vão proliferar, até porque há interesse do público que, cada vez mais, vive circunscrito às zonas urbanas e que quer ser surpreendido pela beleza da natureza. A AID Nature é uma ONG, o que obriga ao reinvestimento dos lucros, mas uma produtora de lógica empresarial pode oferecer salários entre os €1500 e €2500 euros. E se uma imagem vale mais que mil palavras, também pode valer sensibilização ambiental, acredita António: “Queremos que as pessoas que veem os nossos filmes se deixem apaixonar pela natureza. Afinal, só se preserva o que se ama”.
POTENCIAL DE CRESCIMENTO: ELEVADO
COMPETÊNCIAS: BIOLOGIA, CINEMA, DESIGN, COMUNICAÇÃO
OUTRAS PROFISSÕES NESTA ÁREA:
- GESTOR DE MARKETING SUSTENTÁVEL (elabora a estratégia de marketing com critérios de sustentabilidade)
POTENCIAL DE CRESCIMENTO: ELEVADO
COMPETÊNCIAS: MARKETING, GESTÃO, ENGENHARIA DO AMBIENTE
- GESTOR DE PRODUTOS VERDES (analisa o ciclo de vida do produto comercializado garantindo, tanto quanto possível, o respeito pelo ambiente)
POTENCIAL DE CRESCIMENTO: ELEVADO
COMPETÊNCIAS: MARKETING, ENGENHARIA DO AMBIENTE
- CONSULTOR PARA A SUSTENTABILIDADE (especialista em analisar, e minimizar, o impacto ambiental das atividades)
POTENCIAL DE CRESCIMENTO: MÉDIO
COMPETÊNCIAS: ENGENHARIA DO AMBIENTE, BIOLOGIA, ARQUITETURA PAISAGÍSTICA, GESTÃO DE SUSTENTABILIDADE
- COORDENADOR DE EVENTOS SUSTENTÁVEIS (procura harmonizar os pilares ambiente, sociedade e economia dos eventos)
POTENCIAL DE CRESCIMENTO: ELEVADO
COMPETÊNCIAS: MARKETING, GESTÃO, ENGENHARIA DO AMBIENTE, GESTÃO DE SUSTENTABILIDADE
- ESPECIALISTA EM COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS PARA A SUSTENTABILIDADE (saber “vender” os produtos verdes)
POTENCIAL DE CRESCIMENTO: MÉDIO
COMPETÊNCIAS: RELAÇÕES PÚBLICAS, MARKETING, CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO