Clique no nome da bebida para aceder às receitas de sumos detox da nutricionista Lilian Barros:
Dezenas de blogues e sites dedicados ao assunto, vídeos de receitas no Youtube, celebridades que se passeiam pela rua de sumo verde na mão. Se lá fora se pode falar de um verdadeiro fenómeno, por cá ainda se estranha a mistura de frutas e raízes, vegetais cruas, ervas frescas e os chamados superalimentos bagas goji, camu camu, cacau cru, as algas clorela e spirulina, sementes de chia e erva trigo que ajudam a desintoxicar o corpo.
Que o diga Teresa Alves Barata que, depois de ver muitas lojas do género na Holanda e na Bélgica, decidiu, em 2011, abrir a Liquid, na antiga Merendinha do Chiado, em Lisboa, onde começou pelos sumos e smoothies 100% naturais e feitos na hora, com mais fruta e menos vegetais.
“Foi preciso esperar que as pessoas se habituassem, porque a maioria pensa no sumo como uma bebida para acompanhar a refeição”, conta Teresa. E estes sumos revelam-se tudo menos isso.
“São uma refeição e limpam o organismo das toxinas a que estamos expostos diariamente no ar que respiramos, nos alimentos que ingerimos, até nos cremes que usamos”, explica Teresa, que terminou, entretanto, a sua formação em Health Coach, no Institute of Integrative Nutrition, em Nova Iorque.
Como sabemos que estamos “intoxicados”? “Há vários sintomas cansaço físico, stresse, cor da pele baça que variam de pessoa para pessoa”, responde. “Por outro lado, esta pode ser também uma forma de darmos descanso ao nosso organismo e alterarmos hábitos alimentares “, acrescenta. Além dos sumos e smoothies em que podemos “pegar e levar” rua fora, a Liquid propõe, tanto em Lisboa como no Porto, um programa de detox com a duração de três dias, composto por quatro sumos diários e infusões de plantas, e que pode ser complementado com uma salada ao almoço, um caldo de legumes ao jantar e alguns frutos secos, ao longo do dia.
“É um programa personalizado e adequado a cada pessoa”, esclarece Teresa. “Quem o faz, no final, sente-se mais leve e com mais energia”, garante a responsável pela Liquid, quase 500 programas de detox depois e com alunos repetentes.” Mas adverte que há casos, como a diabetes ou a doença de Crohn, em que não se aconselha seguir o programa.
Na loja do Chiado lisboeta do supermercado de produtos biológios Brio, a nutricionista Lillian Barros explica como fazer um sumo detox em casa, esclarerendo que ingredientes juntar, que as propriedades nutritivas devem ter, quais as melhores combinações de frutas, legumes e superalimentos.
Na sua opinião, devem utilizar-se alimentos biológicos afinal, “o objetivo destes sumos é desintoxicar o organismo “, justifica. Por outro lado, a casca das frutas e legumes, rica em em fibras, não se desperdiça. A sessão desperta a atenção de quem entra no supermercado, aproveitando o momento para fazer perguntas.
E se isto de juntar legumes não agrada a todos os paladares, saiba que há truques que podem tornar o seu sumo mais saboroso e apetecível.
Liquid chega ao Porto
Os primos Mariana Costa, 26 anos, e José Manuel Costa, 30, não têm apenas em comum o facto de pertencerem à mesma família. Desde miúdos prometiam, em tom de brincadeira, que haveriam de abrir um negócio juntos. E, talvez, na área da restauração, já que ambos partilhavam o gosto pela cozinha. Ora, depois de terem provado os sumos da Liquid, em Lisboa, e de saberem que a marca procurava instalar-se no resto do País, puseram em marcha o seu antigo projeto.
A primeira Liquid fora da capital abriu as portas na semana passada, num espaço de 39 metros quadrados, em plena Baixa portuense. Com ementa igual à da casa-mãe lisboeta, o conceito de bebidas e alimentação saudável é aplicado em sumos e smothies que combinam uma variedade de frutas e legumes dos mais usuais, como o morango, a laranja ou a maçã, aos mais invulgares e considerados superalimentos como a beterraba, aipo, salsa, gengibre, pepino, espinafre .
A Liquid do Porto conta, também, com o programa de desintoxicação Detox (em regime de um ou três dias) a entregar no trabalho ou no domicílio. Embora o espaço não seja grande há 12 lugares sentados, mas os sumos podem ser levados para casa o interior está repleto de cores fortes que saltam tanto das frutas como dos desenhos pintados, a giz, nas paredes.
Se não quiser ficar-se apenas pelos sumos (embora eles alimentem e bem!) conte com outras iguarias saudáveis como quiche de goji, empada de soja, papelotes de legumes e manga, cupcakes integrais com xarope de agave, sandes com queijo brie e pera abacate. Ao pequeno-almoço, há iogurte natural com banana, granola e mel ou gelado de açaí. Com este projeto, Mariana e José acreditam poder “levar os clientes do Porto com vista a apostar na cozinha saudável”
LIQUID DETOX detoxtotal@gmail.com
R. Nova do Almada, 45A, Lisboa T. 91 764 6195. Seg-sex 9h-19h30, sáb 10h30-19h30
R. do Almada, 203, Porto T.91 445 1197 seg-qui 9h-20h, sex-sáb 9h-24h
Programa Detox €33,21 (1 dia), €98,40 (3 dias). Não inclui serviço de entrega em casa