Um vulgar prédio de habitação, em Vila Nova de Santo André, tornou-se no primeiro edifício do mundo a receber um elevador que funciona a energia solar. O equipamento está instalado desde julho e praticamente não registou qualquer consumo de energia até agora, graças aos painéis solares colocados no topo do edifício.
Esta nova gama de elevadores da Otis, os Gen 2 Switch, apresenta um consumo mais baixo do que o de um vulgar secador de cabelo, 500 watts, tem um sistema de baterias que lhe permite armazenar energia e funcionar como um gerador, sempre que a força de gravidade ajuda na viagem, e, além disso, pode ser ligado à corrente, como um eletrodoméstico.
Só assim foi possível avançar com uma opção apoiada em energias renováveis, para o edifício de cinco andares, com 27 frações. Quando o céu está nublado e as baterias suficientes para 100 viagens se esgotam, o sistema liga à corrente, o que garante a segurança máxima. “É a solução mais económica do mercado”, diz Paulo Tavares, da Otis. “Como um carro que não gasta gasolina!”