O BNP Paribas, o Credit Suisse e o Standard Chartered estão entre as empresas que financiam o projeto, que atualmente consiste em duas plataformas de perfuração ao largo ilha russa de Sakhalin.
A empresa Sakhalin Energy Investment é responsável pelo desenvolvimento do projeto e propôs agora a instalação de uma terceira plataforma que se situa muito perto da área de alimentação de um grupo de baleias-cinzentas ocidentais que conta atualmente com apenas 130 baleias, entre as quais só 26 são fêmeas.
A WWF está a incentivar os credores europeus a oporem-se aos planos da Sakhalin Energy para construir outra plataforma e pede a estes que solicitem ainda que o projecto “Sakhalin-II” seja limitado às duas plataformas já existentes, previamente acordadas. A terceira plataforma não fazia parte da avaliação de impacto ambiental do projeto e poderá mesmo levar esta vulnerável população de baleias à extinção.
“A baleia cinzenta ocidental está à beira da extinção, e a plataforma adicional, que nunca fez parte da proposta inicial, estabelece um precedente perigoso para todos os projetos futuros no sector do petróleo e do gás na região”, disse Colin Butfield, diretor de campanhas na WWF-Reino Unido. “A WWF tem pedido aos bancos para tomarem medidas e oporem-se aos planos, antes que seja tarde demais para estas baleias ameaçadas de extinção”
As baleias cinzentas ocidentais alimentam-se em Sakhalin Island durante os meses de Verão e Outono, antes da sua longa migração de inverno. Elas devem consumir o suficiente para que durante esse período se sustentem para o resto do ano.
As baleias cinzentas alimentam-se do fundo do mar, revolvendo-o e filtrando os invertebrados através das suas suas placas de barbas.
As águas rasas perto da ilha são perfeitas para que as mães ensinem aos seus filhotes como se alimentar. Se os planos de expansão da Sakhalin Energy ir forem para a frente, haverá aumento do risco de as baleias serem expulsas desta área de alimentação como consequência da poluição sonora, causada pelos levantamentos sísmicos. Também, o desenvolvimento de uma plataforma adicional aumentaria as probabilidades de derrames de petróleo, colisões com navios, e poluição química que são é fatais para as baleias.
A WWF pede ajuda a todos para incentivarem os bancos a dizer não a uma terceira plataforma, através da assinatura de uma petição online em www.thelast130.org
Saiba mais sobre este assunto:
http://wwf.panda.org/wwf_news/?203447
Saiba mais sobre esta espécie aqui: http://wwf.panda.org/what_we_do/endangered_species/cetaceans/about/gray_whale222/