PROJETOS NACIONAIS
1 SALVE A ÁGUIA
O Centro de Estudos da Avifauna Ibérica promove o auxílio à conservação da águia-de-Bonelli, que se encontra em perigo de extinção, através de um conjunto de ações que envolvem a sociedade civil. Necessita de apoio financeiro para a sua sustentação.
Telefone: 266 7461 02
E-mail: bonelli@ceai.pt
2 BIOWIKIPÉDIA PORTUGUESA
A BioDiversity4All é uma plataforma virtual que está a desenvolver uma base de dados da biodiversidade portuguesa. Uma espécie de Wikipédia nacional, que possibilita a participação da sociedade civil e da comunidade científica, através da publicação de conteúdos. Todas as colaborações são bem recebidas.
Site: www.biodiversity4all.org
3 ADOTE UMA PRADARIA
O Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve pretende recrutar, para o projeto Adote uma Pradaria Marinha, gente para monitorizar as três espécies de ervas que se encontram no fundo do mar e que desempenham um papel ativo na minimização do aquecimento global.
Site: www.pradariasmarinhas.com
4 VÁ PARA FORA
A organização não-governamental de Ambiente WWF, uma das maiores do mundo, tem um programa internacional de voluntariado para jovens com idades entre 20 e 27 anos. Os locais de destino são África, Ásia e América Latina. Salve o ambiente além-fronteiras.
Site: www.wwf.pt
5 ECOFAMILIARIZE-SE
Promovido pela EDP Distribuição, em parceria com a Quercus, o EcoFamílias II tem como finalidade a redução e a racionalização do consumo energético doméstico. O objetivo é acompanhar mil famílias residentes no Continente. Inscreva-se.
Telefone: 213 462 210
E-mail: ppec@edp.pt, ecofamilias@quercus.pt
6 UM FAZ-TUDO ECOLÓGICO
Apresente-se como voluntário nas Micro-Reservas Biológicas, do Fundo Quercus para a Conservação da Natureza, focalizadas na conservação de habitats, fauna, comunidades vegetais e ameaças botânicas. Poderá ajudar na plantação de árvores, colocação e reparação de vedações e até na monitorização de espécies.
Localidades: Idanha-a-Nova, Vale do Rio Nabão, Serra da Freita, Monte do Outeiro, Celorico da Beira, Montemor-o-Novo
Telefone: 284 321 326
E-mail: fcnatureza@quercus.pt,
7 PAIS DE FLORESTAS
A iniciativa Criar Bosques visa a formação e a conservação de bosques com espécies autóctones. Entre outubro de 2008 e abril de 2010, foram plantadas 128 487 árvores e arbustos, em mais de 110 locais. A Quercus gostava de fazer crescer estes números.
E-mail: fcnatureza@quercus.pt
Site: www.criarbosques.wordpress.com/participe/
8 AJUDE A ALERTAR
O MARGov é um programa de várias entidades que promove políticas de sustentabilidade ambiental, social e económica, na gestão e conservação dos oceanos e das zonas costeiras. Procuram voluntários para tarefas de âmbito académico (estudos, teses) e organização de eventos de sensibilização
Telefone: 91 360 6891
E-mail: margov.mar@gmail.com
Site: http://margov.isegi.unl.pt
9 ATIVISTA À ANTIGA
O GAIA – Grupo de Acção de Intervenção Ambiental precisa de voluntários para diversos trabalhos (colar cartazes, escrever artigos, filmar ações, etc.) nos vários núcleos nacionais.
Telefone: 210 962 335
E-mail: gaia@gaia.org.pt
10 O LOBO E O HOMEM
O Grupo Lobo luta contra a extinção do lobo-ibérico e necessita de voluntários e “pais adotivos” para os animais, que ajudem financeiramente este projeto da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Telefone: 217 500 073
E-mail: globo@fc.ul.pt
Site: www.lobo.fc.ul.pt
11 POLÍCIA AMBIENTAL
O site O Meu Eco-sistema, ainda em fase de conclusão, serve para comunicar situações ambientais irregulares e avaliar a qualidade do espaço público do seu município. Trata-se de uma iniciativa do GEOTA.
Telefone: 213 956 120
E-mail: geota@geota.pt
12 FISHING IGUAL A PESCA
A plataforma Pong-Pesca, formada por várias associações ambientalistas portuguesas, promove o consumo sustentável dos produtos da pesca e de aquacultura. Precisam de voluntários para tradução de conteúdos (inglês para português) e para ajudar a organizar eventos.
Telefone: 93 625 7281
E-mail: pong.pesca@gmail.com
Site: www.pongpesca.wordpress.com/
13 TODOS PELO LINCE
A Liga para a Proteção da Natureza precisa de apoio financeiro para o Programa Lince, projeto de conservação do lince ibérico.
Telefone: 217 780 097
E-mail: lpn.natureza@lpn.pt
14 VOLUNTÁRIOS MUNICIPAIS
Muitas autarquias do País têm Bancos de Voluntariado. Visite o site da sua câmara e confirme a existência de um projeto desta natureza. Depois, basta preencher os impressos disponíveis para download e enviá-los para os destinos adequados.
15 VIGILANTES DE AVES
A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves procura vigilantes para o Programa de Áreas Importantes para as Aves (IBA, sigla inglesa usado pela organização nãogovernamental de Ambiente). Os voluntários têm como função observar tudo o que se passa na sua IBA e transmitir a informação à SPEA. Existem cerca de 50 IBA no continente, 31 nas ilhas açorianas e oito no arquipélago da Madeira.
E-mail: vanessa.oliveira@spea.pt
16 É CONTRA OS TRANSGÉNICOS?
A plataforma Transgénicos Fora defende a agricultura sustentável e a proteção da biodiversidade. Necessita de voluntários com criatividade e determinação, para ajudar a disseminar a mensagem pela opinião pública.
E-mail: info@stopogm.net
Site: www.stopogm.net
17 TORNE-SE AGRICULTOR
A Vertigem – Associação para a Promoção do Património precisa de voluntários para a Quinta Pedagógica do Cuco (Porto de Mós), para atividades de agricultura biológica e de educação ambiental. A nível nacional, a ajuda voluntária poderá ser dada através do levantamento de informações sobre a fauna e a flora de locais específicos.
Telefone: 244 835 021
E-mail: info@vertigem-app.pt
NORTE
18 PELA LINHA DO TUA
Um grupo de cidadãos de Bragança uniu-se e criou o movimento Em Defesa da Preservação da Linha do Tua. Está a recolher assinaturas num abaixo-assinado que apela à reconstrução da linha entre Mirandela e Bragança e à conservação do património natural circundante. Assine ou ajude a passar a palavra.
Telefone :91 682 2237
E-mail: linhadotua@gmail.com
Site: www.linhadotua.net
19 SENSIBILIZE OS OUTROS
A associação Organismo Vivo necessita, para a freguesia de Delães, perto de Vila Nova de Famalicão, de ajudantes para ações de sensibilização ambiental e construção de sinalética.
Telefone: 93 385 2236
E-mail: organismovivo@gmail.com
20 LIMPE A SUA PARTE
Num só dia, o próximo 23 de outubro, o movimento Limpar Portugal propõe cuidar das florestas em todo o distrito do Porto como forma de prevenir incêndios. Faça a sua parte.
Telefone: 93 647 1464, 91 965 0346
Site: limparportugal.ning.com/events/prevencao-de-fogosflorestais
21 ENTRE O CAMPO E A SECRETÁRIA
O Fapas – Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens, busca voluntários para ajuda de campo mas também para o trabalho administrativo e sessões de educação ambiental dirigidas aos jovens, no Porto.
Telefone: 222 002 472
E-mail: fapas@fapas.pt
22 DUNAS SÃO MAIS QUE DIVÃS
A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, na região de Aveiro (uma área protegida com importantes espécies de aves marinhas), organiza, com frequência, ações de gestão de habitat, com voluntários. Seja mais um e melhore a Reserva, ajudando na parte logística.
Telefone: 234 831 063
E-mail: rnds@icnb.pt
CENTRO
23 COWBOYS MODERNOS
A Associação Transumância e Natureza, da Guarda, planta árvores, faz manutenção de viveiros e pombais e gere uma manada de cavalos garranos (raça portuguesa). Não o faz sem a colaboração de voluntários…
Telefone: 271 311 202
E-mail: geral@atnatureza.org
24 FLORESTAS PLANTE O PAÍS
Está à porta a Semana da Reflorestação Nacional. De 22 a 28 de novembro, o Movimento Plantar Portugal pede ajuda para plantar árvores em todos os municípios. Participe!
Site: www.plantarportugal.org/pt/
25 OS PADRINHOS DA SERRA
Inserido no Parque Natural da Serra da Estrela, o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens precisa de padrinhos (contribuições de €15 ou €25) para, com os fundos angariados, construir novos espaços de recuperação e tratamento de animais.
Telefone: 96 271 4492
E-mail: cervas-pnse@gmail.com
26 GASTA MUITA ÁGUA?
Se mora nos concelhos da Azambuja, Lourinhã, Óbidos, Rio Maior ou Torres Vedras, pode candidatar-se ao projeto EcoFamílias Água, da Quercus e das Águas do Oeste. O objetivo é seguir, durante um ano, os níveis de consumo doméstico de água das famílias desta região.
Tel: 213 462 210/96 002 0900
E-mail: www.quercus.pt
27 AJUDE A EDUCAR
O Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, nas Caldas da Rainha, dá apoio a ações de conservação e educação ambiental, através de estudos, ateliês pedagógicos e seminários. O Geota necessita de voluntários para os diversos projetos de estudo, desenvolvimento e manutenção do espaço.
E-mail: geota@geota.pt
Site: www.geota.pt
28 NO TEJO SELVAGEM
No Parque Natural do Tejo Internacional, a Quercus desenvolve diversas atividades de conservação e sensibilização. A associação necessita de voluntários para a gestão de habitats e espécies, reflorestação e também de donativos financeiros.
Telefone: 272 324 272
Site: http://tejointernacional.quercus.pt/scid/subquercus/
29 TENHA IDEIAS
A associação Nascentes para a Vida trabalha na conservação e gestão das linhas de água e zonas húmidas da bacia da albufeira de Castelo de Bode. Precisa de sugestões e ideias de desenvolvimento para esta área.
Telefone: 213 956 120
E-mail: geota@geota.pt
SUL
30 PLANTE UMA ÁRVORE
O Parque Natural da Serra de São Mamede, na zona de Portalegre, procura voluntários para a iniciativa Planta Bosques. É um trabalho duro, mas gratificante.
Telefone: 245 909 160
E-mail: pnssm@icnb.pt
31 MELHORE O SEU CONCELHO
A Cascais Natura recruta voluntários para plantação de árvores, proteção e recuperação dos solos, erradicação de espécies invasoras (como a acácia e o chorão), limpeza de matos e requalificação de ribeiras.
Site: www.cascaisnatura.org (clicar em Oxigénio)
32 LINKE-SE AQUI
Os habitantes do concelho de Cascais têm, no Projeto Linkar, um site onde podem criar e divulgar projetos de cidadania e sustentabilidade ou aderir a um dos já existentes desde hortas comunitárias à reutilização de roupas de bebés e crianças.
Site: www.linkarcascais.org
33 APRENDA PARA ENSINAR
Se vive no concelho de Oeiras e quer fazer uma correta gestão ambiental da sua casa (separação de lixo, poupança de água e luz), inscreva-se no projeto Família Oeiras Ecológica, uma iniciativa conjunta da Quercus e da autarquia local.
Telefones: 213 462 210 96 002 0900
E-mail: info@ecocasa.org
34 NO MEIO DOS ANIMAIS
O Aquário Vasco da Gama anda em busca de pessoas para participar na alimentação dos animais em exposição e na limpeza de aquários.
Site: aquariovgama.marinha.pt
35 TORNE O SEU BAIRRO CICLÁVEL
Com o propósito de reduzir as emissões de CO2 e fomentar a mobilidade sustentável em Benfica, o projeto Benfica Ciclável pretende criar infraestruturas para uso partilhado de bicicletas e, futuramente, alargar o sistema a todos os bairros da capital. É aqui que o leitor entra: o grupo quer gente para dinamizar o projeto fora de Benfica
Telefone: 91 724 1793
E-mail: fpcub@fpcub.pt
36 AFILHADOS DIFERENTES…
Ajudar na área zoológica e na preparação de eventos específicos são duas das tarefas dos voluntários do Zoo de Lisboa. Também é possível apadrinhar animais de forma individual (mínimo de €60/ano), em grupo (€100/ano) ou através de empresas (€400/mês), contribuindo, assim, para a preservação de espécies
Site: www.zoo.pt
37 REFLORESTAR A ARRÁBIDA
No mês de novembro, o Parque Natural da Arrábida precisa de voluntários para participarem na iniciativa Plantar Portugal uma forma de compensar a devastação provocada pelos incêndios que têm atacado a zona.
Telefone: 265 541 140
E-mail: pnarr@icnb.pt
38 EMPURRÃO PARA ARRANCAR
Tendo a sustentabilidade como forma de ação, o projeto Biovilla, em Vale dos Barris, apoiado pelo Parque Natural da Arrábida, atua em três vertentes: alimentação (através de produtos orgânicos), aprendizagem (com cursos de formação e educação ambiental) e alojamento (agroturismo e intercâmbios). Está a começar agora e necessita de apoio financeiro.
E-mail: geral@biovilla.org
39 O ALENTEJO AFRICANO
Apadrinhando um animal (€60/ano) no Badoca Safari Park, perto de Santiago do Cacém, ajudará o projeto Preservação e Conservação da Vida Selvagem a desenvolver-se.
Telefone: 269 708 851
E-mail: badoca@badoca.com
40 OCEANÁRIO NO MEIO DOS PEIXES
O Oceanário de Lisboa aceita voluntários para trabalhar diretamente com os visitantes. Terão como objetivo principal consciencializar as pessoas para a preservação e a conservação dos oceanos. Apenas três horas por dia, duas vezes por semana.
Telefone: 218 917 002/06
E-mail: info@oceanario.pt
41 RECUPERAR RIOS
Com intervenção na bacia hidrográfica da Ribeira de Limas, Serpa, o programa Mosaicos Mediterrânicos visa a recuperação de ecossistemas degradados e desenvolve, junto da comunidade local, uma gestão ambiental de caráter sustentável. Informe-se para saber como alargar este projeto à sua região.
Telefone: 286 610 000
E-mail: geral@adpm.pt
42 PROTEGER AVES… CULTIVANDO
O Programa Castro Verde, da LPN, concilia atividades agrícolas com a conservação de aves protegidas. Necessita de voluntários para a monitorização de espécies, avaliação de impactos de linhas elétricas e apoio no tratamento de dados.
Telefone: 286 328 309
Contactos: lpn.ceacastroverde@lpn.pt
43 ESTUDAR E AJUDAR
O Centro de Estudos e de Sensibilização Ambiental disponibiliza uma propriedade de 200 hectares (chamada Monte do Vento, em Mértola) para agricultores e público em geral estudarem as práticas da agricultura biológica e, pelo caminho, ajudarem a fazer censos a aves.
Telefone: 286 610 000
E-mail: geral@adpm.pt
44 EDUCAR AS CRIANÇAS
O projeto Escolas Amigas da Água está em fase de seleção de oito Escolas Básicas do 1.º ciclo em toda a região do Algarve cujo objetivo final é sensibilizar a comunidade escolar para o uso eficiente da água nos espaços de ensino. Se trabalha numa escola de 1.º ciclo, inscreva-a! As crianças agradecem.
Telefone: 213 462 210
E-mail: escolas.agua@quecusancn.pt,
45 AMBIENTALISTAS DO SUL
Pode apoiar a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, fazendo-se sócio ou através de donativos. Afinal, a riqueza do Algarve vai muito para lá do Turismo. E precisa de quem lute pela sua conservação
Telefone: 289 412 959
E-mail: almargem@mail.telepac.pt
Site: www.almargem.org
46 CUIDE DOS ANIMAIS
O RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, em Olhão, precisa de voluntários para ajudar nos cuidados prestados à recuperação de animais, os quais também carecem de padrinhos (contribuições de €15 ou €25) para vários bichos.
Telefone: 92 765 9313
E-mail: rias.aldeia@gmail.com
47 CONTAR AVES O CEAI
Centro de Estudos da Avifauna Ibérica recruta voluntários para contagem de aves (censos), na área de Évora.
Site: www.ceai.pt
MADEIRA
48 RECUPERAR A ILHA
Devido aos incêndios devastadores do verão, a BisBis – Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal apela à adesão de pessoas que queiram ajudar a limpar a área ardida do parque.
Telefone: 291 783 999
E-mail: amigosdoparque@gmail.com
49 OIÇA AS AVES
A SPEA aceita voluntários para realizar gravações da ave roque-de-castro, uma das espécies vulneráveis às linhas elétricas, para os censos deste animal, nas zonas do Caniçal e Ponta de São Lourenço, em outubro e novembro.
E-mail: catia.gouveia@spea.pt
AÇORES (S. Miguel)
50 SEMEAR LAURISSILVA
Durante os meses de outubro e novembro, a SPEA quer voluntários para recolher sementes de plantas nativas, tratá-las e semeá-las nos viveiros do projeto LIFE Laurissilva Sustentável.
E-mail: centropriolo@spea.pt