Auto-imagem, arte e criatividade, terapia – tudo isto vai ser combinado nos workshops de colagem do VISÃO Fest, no próximo fim de semana, no Planetário em Lisboa.
Mariana cresceu rodeada, e fascinada, por fotografias antigas, acabando por tornar-se uma hábil mestre da composição de imagens. Mariana Mizarela, 35 anos, sempre quis criar alguma coisa relacionada com colagem e pintura, “muito pelo processo intuitivo envolvido.” Foi em Lisboa, durante o mestrado em Ilustração Artística no Instituto Superior de Educação e Ciências, que se daria o clique.
A procura de revistas e jornais antigos em lojas e mercados de velharias tornou-se um hábito, como se estas fossem um departamento de perdidos e achados, onde encontrava a atmosfera retro que a seduzia desde criança. “Gosto desta coisa de armazenar, de colecionar para fazer composições de temas atuais, controversos, da área social ou ecológica”, conta a artista nascida no Porto.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/10/221017_HotlineA-1417x1080.jpg)
Atraída por um processo, que permite, a partir da mesma imagem explorar inúmeras possibilidades, Mariana opta por apropriar-se de algo que já existe, “uma representação fiel do real” para, através de um jogo linguístico entre a atualidade e o passado, criar uma estética. Por vezes, com um toque de ironia.
Mariana Mizela assume a inclinação pelas vanguardas do século XX, nomeadamente, o surrealismo e o dadaísmo, mas também pelo cinema, pela publicidade e pela animação que inspiram, muitas vezes, a sua narrativa. “Era uma época onde tudo era mais encenado, quase cinematográfico.” Em revistas, jornais e fotografias, procura as poses, as roupas, a ausência de cor que lhes dá um ar místico.
Terapêutica, a collage, assim se chama a técnica usada por Mariana Mizarela, além de “intuitiva e de funcionar de modo simbólico”, permite “explorar a imagem, o visual, muito presente na sociedade atual.” É neste contexto que irá orientar sessões de terapia de colagem e autorretrato no VISÃO Fest. Será um momento descontraído, uma experiência divertida, diz Mariana, para fazer o que “quisermos de nós mesmos” e, no fim, acabarmos com três olhos e quatro bocas.
O VISÃO Fest decorre neste fim de semana, dias 22 e 23, no Planetário de Lisboa, com entrada livre. As sessões de terapia de colagem e autorretrato acontecem às 12h15 e às 15h30 e são de participação gratuita. Inscrições no local por ordem de chegada.
VISÃO FEST 2022: VISÃO DO AMANHÃ
Palestras, conversas, performances, workshops e atividades. Espaço Júnior para os mais novos
Data: 22 e 23 de outubro
Local: Planetário de Marinha, em Lisboa
Horário: Das 10h às 19h
Bilhetes: Entrada livre, limitada à capacidade das salas
Workshops: Entrada livre, inscrição no próprio dia, no espaço do evento
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/10/221014_banner-fim-de-noticia-1600x505.png)