“Sete razões por que Lisboa pode ser a cidade mais ‘cool’ da Europa”. É com este título que a CNN apresenta um artigo sobre a capital portuguesa que está a fazer sucesso online.
Vida noturna que bate a de Madrid
O aviso é claro: “Se acha que Madrid sai até tarde, experimente sair em Lisboa”. Com destaque para o Bairro Alto, onde mais de 250 bares “apelativos” se estendem por uma “teia de ruas” cobertas de graffiti. A repórter da CNN salienta também a vida no Cais do Sodré e a Pensão Amor.
A cozinha experimental
Outrora amplamente conhecida pelo bacalhau, cafés antigos e tabernas, a capital portuguesa oferece agora uma grande variedade de restaurantes, elogia a norte-americana Fiona Dunlop, que fala em “modernidade” e “sofisticação”. Destaque para o Belcanto e o Cantinho de José Avillez. Mas as bifanas e os pastéis de nata, claro, não passaram despercebidos.
A ironia
Seria de pensar, escreve a CNN, que os lisboetas se gabassem das suas conquistas – primeiro império global, melhor pastel de nata… “Mas, ao contrário, tornaram-se excelentes naquele antigo mecanismo de defesa: a ironia”. Citando Fernando Pessoa para resumir a perspetiva nacional: “Tinha-me levantado cedo e tardava em preparar-me para existir”…
Praias e castelos
Lisboa é um local para inspirar o ar salgado do Atlântico, apanhar banhos de sol e ondas. À repórter da cadeia norte-americana não passaram despercebidos os golfinhos, os barcos que atravessam o rio Tejo e o “imenso” peixe grelhado e marisco ao dispôr em Cascais.
Uma questão de design
Peças em pele com estilo, rótulos de garrafas de vinho, interiores que combinam peças vintage com as últimas criações de designers, edifícios “espetaculares”. A CNN diz que Lisboa é uma cidade que “adora parecer bem”.
Arte
“As grandes capitais europeias, como Londres, Paris, Berlim ou Madrid podem ter grandes coleções de arte, mas os 500 mil habitantes de Lisboa têm acesso à sua própria panóplia de arte”, lê-se no artigo, que destaca a Fundação Gulbenkian, o Museu Berardo, o Museu de Arte Antiga e o Museu do Oriente.
As ruas fascinantes e a obsessão com azulejos
Ninguém se aborrece eo vaguear por Lisboa, garante a repórter da CNN, que aponta como razão o “intricado padrão” da calçada e a atenção que merecem as paredes, graças à “obsessão” com os azulejos…