Somos uma dupla apaixonada pela natureza aliada à dinâmica do pedal e vamos atravessar a Patagónia chilena e argentina de bicicleta, em autonomia e carregando connosco tudo o que precisamos, até chegarmos ao fim do mundo, no vértice do continente americano. Percorrer 2.200 quilómetros em 28 dias de bicicleta, por si só já é um desafio. Atravessar as regiões da Patagónia e da Terra do Fogo também; mas nós entendemos que se queríamos, podíamos! E colocámos mãos à obra para organizarmos a nossa própria viagem.
O itinerário exato é difícil de pormenorizar e não passa de um draft, pois os famosos ventos patagónios são um fator limitador da quilometragem diária. Sabemos que vão ser 28 etapas nesta terra longínqua que ultrapassa os horizontes da imaginação. Com a cordilheira dos Andes ao lado, iremos atravessar alguns troços coincidentes com a mítica Ruta 40, a Panamericana e a carretera austral e vamos cruzar diversas vezes as fronteiras do Chile e da Argentina, tendo por companhia os glaciares, cumes gelados, extensas e estéreis planícies, até chegarmos ao fim do mundo, a cidade austral de Ushuaia – Argentina.
Esta expedição é mais do que uma viagem em bicicleta. É uma combinação de desafio físico e psíquico, de aventura, de fruição do espaço natural associado a um estado de liberdade absoluto, sem prémios monetários ou corridas contra o relógio.
Ao desafio de 2200 kms a pedalar, quisemos associar uma causa solidária, e que a nossa viagem tivesse um efeito positivo e inesquecível na nossa sociedade. E por isso surgiu-nos como natural a Operação Nariz Vermelho, uma Instituição Particular de Solidariedade Social cuja missão é levar alegria às crianças hospitalizadas. Porque 2000 kms é a distância que os Doutores Palhaços percorrem anualmente nos corredores dos hospitais que visitam, enfrentando desafios diariamente. A nossa meta é angariar 1€ por cada quilómetro percorrido, num total de 2.200€.
O dinheiro angariado reverte inteiramente a favor da Operação Nariz Vermelho. Todas as despesas inerentes à nossa viagem são financiadas por nós próprios e com o apoio de empresas que se quiseram associar com material para a viagem. O leitor não precisa de sair do seu lugar para ajudar! Basta visitar o site http://ppl.com.pt/investment/patag-1020 e seguir os passos indicados para contribuir também para esta causa.
Mais informação: Patagónia Luso-Expedition (no Facebook) e em http://patagonialusoexpedition.webs.com/
Acompanhe a localização em tempo real:
(serviço fornecido por www.toguide.pt)