BRASIL, O INÍCIO DE UMA VIAGEM
Em 2005 conhecemo-nos na América do Sul, numa pequena vila piscatória localizada num enclave entre a mata atlântica e um complexo estuarino. Este lugar idílico chama-se Cananéia e situa-se no Litoral Sul do estado de São Paulo, Brasil. Eu, Vanessa, encontrava-me a fazer o meu trabalho de estágio com lontras neotropicais para terminar a minha licenciatura em biologia. O Carlo estava de férias, mas a trabalhar como assistente de campo de um botânico.Eu sou portuguesa, ele é italiano.
PORQUÊ A AMÉRICA LATINA?
Nutrimos um grande interesse pela biodiversidade e conservação dos habitats destes países. À parte dos nossos interesses naturalistas, somos apaixonados pela cultura latino americana. O seu legado histórico e político, bem como as suas raízes musicais e gastronómicas sempre nos fascinaram. Por isso temos tanta vontade de nos embrenhar-mos em florestas e desertos como de calcorrear cidades e conhecer a história, a arte e a vida social nestes centros.
TRAJECTO E OBJECTIVOS…
Esta viagem tem como objectivo atravessar a América Latina. A viagem terá início na Cidade do México e a ideia é chegar até ao extremo sul do continente americano, Terra do Fogo, na Patagónia. Assim, atravessaremos 14 países: México, Cuba (ainda ponderamos a possibilidade do saltinho à terra do Fidel), Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina.
Calculamos que dure um ano (assim o nosso baixo orçamento o permita!). Sempre que possível montaremos a nossa tenda, ora com vista para o mar, ora com vista para os andes. Quando não for possível, ficaremos em albergues.
Durante esta grande jornada vamos aproveitar para trabalhar com algumas espécies autóctones dos países por onde formos passando. O primeiro trabalho está marcado para Dezembro, na costa do estado de Oaxaca, onde iremos trabalhar com tartarugas.
E para já é só. As mochilas estão prontas, a ansiedade está no limite perfeito, as festas de despedida correram todas na perfeição. Resta-me apanhar o avião para Veneza onde irei encontrar o Carlo, que está tão excitado e ansioso como eu. Juntos partiremos rumo à aventura, partiremos para a realização de um sonho de duas vidas.
Até já!