PLANEAR A VIAGEM:
Há duas hipóteses para chegar à península de Samaná. Pode-se aterrar no aeroporto internacional de Punta Cana, na parte leste da ilha, e deslocar-se de automóvel ou de autocarro até Sabana de la Mar, onde se apanha um barco até à península, cruzando a baía. Outra opção é viajar de avião até Santo Domingo, que fica a umas quatro horas de viagem de carro do destino final.
QUANDO IR:
Em princípio, qualquer altura é boa pois o país tem temperaturas muito agradáveis praticamente durante todo o ano. Os meses mais quentes são Julho e Agosto, com temperaturas máximas de 33º C, enquanto os mais frescos vão de Janeiro a Maio, ainda que não costume descer abaixo dos 26º C. Se quer evitar a época de maior pluviosidade nesta região, a mais húmida do país, aproveite os meses de Janeiro a Abril. Para ver as baleias, deve escolher o período que vai do início de Janeiro a meados de Março.
DEVE SABER:
Formalidades – Para uma estadia inferior a três meses, basta o passaporte ou o bilhete de identidade. É ainda obrigatório pagar uma taxa turística, metade à chegada e a outra metade à saída.
Moeda – A moeda do país é o peso dominicano, que se divide em 100 centavos. O dólar americano também é vulgarmente aceite, transformando-se muitas vezes em moeda de pagamento.
Diferença horária – A diferença em relação a Portugal é de menos cinco horas.
Electricidade – Em todo o país, utiliza-se 110-120 volts/60 ciclos, o que obriga ao uso de adaptadores para os aparelhos eléctricos.
Precauções – Não é obrigatória nenhuma vacina. No entanto, é aconselhável ter as vacinas do tétano e da difeteria em dia. Recomenda-se ainda um bom protector solar e um repelete de mosquitos.
ANDAR POR LÁ:
O serviço de autocarros liga as principais cidades e povoações. Mas a melhor forma de aproveitar o tempo e de estar mais independente é alugar um carro, ainda que tenha o inconveniente de ser um pouco caro e de obrigar à condução pelas “estradas” dominicanas, em particular durante a noite. Outro transporte muito típico (e curioso) da região é o chamado moto-cocho: por um preço bastante económico, combinado antecipadamente, o condutor de uma moto conduzirá o turista ao destino desejado.
DORMIR:
Os grandes complexos turísticos que se instalaram nas pequenas cidades de outras regiões do país ainda não conquistaram esta zona. Mas poderá encontrar os clássicos hotéis, mais ou menos luxuosos, em locais como Las Galeras ou Terrenas, bonitas cabanas apetrechadas com todas as comodidades desejáveis e inseridas em espaços espectaculares:
Cayacoa Beach – Loma de Puerto Escondido, Santa Bárbara de Samaná. Com 82 quartos, em regime de pensão completa.
Occidental Gran Bahia – Los Cacao, Samaná. Situado frente à pequena e paradisíaca ilha de Cayo Levantado. Com 100 quartos 3 oito suites, em regime de pensão completa. Serviço gratuito de transporte até Cay Levantado, com ginásio, campos de ténis e de golfe.
Hotel Villa Serena – Las Galeras. Vinte quartos. Com pequeno-almoço ou jantar incluído.
La Iguana Hotel – Las Terrenas. Outro conceito de hotel, diferente dos complexos típicos das Caraíbas. Oito bungalows para duas ou quatro pessoas. Bar e restaurante. Com pequeno-almoço incluído.
COMER:
O turismo que impera em toda a República Dominicana é o dos grandes complexos sob regime de pensão completa, o que significa que as refeições deixam de ser preocupação pois são servidas sem custos adicionais nos numerosos restaurantes do complexo ou resort. Se ficar num bom hotel, poderá saborear diversas comidas internacionais e a deliciosa e original comida crioula própria da ilha, que é obrigatório provar.
Os pratos dominicanos são muito variados, dada a grande mistura cultural que coexistiu no país ao longo da sua história. O mais característico é a chamada bandera dominicana, que combina arroz com feijões (sempre presentes na comida dominicana), carne, vegetais e bananas verdes. Outro prato típico, derivado do cozido espanhol, é o sancocho. Também a paelha tem lugar no menu dominicano, aqui sob o nome de locrio. Imperdível é ainda o peixe al coco, outra especialidade da região.
Para os que não fiquem alojados num complexo turístico ou para aqueles que decidam escapar-se para experimentar as delícias da comida nacional há uma vasta oferta. Em Las Terrenas é onde pode encontrar a maior variedade. Muitas antigas cabanas de pescadores foram transformadas em pequenos e acolhedores restaurantes com vista para o mar. Em Las Galeras encontrará “chiringuitos” mais modestos na praia, onde poderá desfrutar de produtos do mar muito frescos e a bom preço. A uns vinte minutos de carro de Las Galeras encontra-se um restaurante muito bom situado num local espectacular. Trata-se do Anacanoa (no golfo de las Flechas, próximo do hotel Gran Baía), especializado em pratos típicos da região.
COMPRAR:
As compras mais típicas da República Dominicana são os objectos de artesanato. A oferta é abundante em figuras de madeira, máscaras, pintura naif, joelharia em âmbar, cerâmica, couro… Outros produtos igualmente muito procurados são os charutos e rum dominicanos e o café Santo Domingo. Sem esquecer, claro, a alegre música: a clássica bachata e o merengue. A melhor zona de compras na península é Las Terrenas, onde encontrará muito comércio, mas também Las Galeras e, claro, Santa Bárbara de Samaná (o núcleo urbano mais importante da região) são bons locais para comprar uma boa recordação.
NA REDE:
www.dominicana.com.do A página oficial da Secretaria do Turismo dominicano (disponível em quatro línguas) oferece informação vasta e útil sobre o país. Pode ficar a saber a história da ilha, dados geográficos, artesanato, gastronomia, recursos naturais, costumes… Um completo guia turístico que dedica parte do seu espaço à região de Samaná.
www.dominicandata.com Um portal dominicano que, em jeito de diário electrónico, oferece abundante informação sobre os mais variados temas. Podem ainda encontrar-se dados sobre universidades, cultura, factos relevantes ocorridos no país, para além de fotos e de uma descrição das diferentes regiões do país.
www.samana.net Um modesto mas valioso portal centrado na península de Samaná. Das principais atracções da península até aos transportes, passando por restaurantes, hotéis, mapas e informações meteorológicas.
http://www.colonialtours.com.do/hotelsam.htm Para escolher e marcar: hotéis, apartamentos, reservas, ofertas especiais e excursões.
www.silverbank.de/ Uma página pessoal sobre as baleias de Samaná. Com muita informação sobre estas indiscutíveis rainhas das águas de Samaná durante o Inverno. Ainda que se centre no mundialmente famoso Banco de la Plata, também inclui numerosos dados sobre a baía de Samaná.
Publicado na edição número 8 da revista “Rotas do Mundo” de Novembro de 2005