Há vários anos que o mercado SUV – Sport Utility Vehicle – está em constante crescimento na Europa. A Peugeot sabe disso e não perdeu tempo a atualizar o seu best-seller cujo sucesso em Portugal é conhecido.
Ao primeiro olhar, o novo modelo surpreende pela expressão. O design é um fator determinante para quem pretende comprar automóvel e a marca francesa tem conseguido criar automóveis estéticamente muito interessantes. Veja-se o sucesso recente do 308!
No caso do novo 3008, quando falamos de design, as novidades são uma frente mais verticalizada, um capot longo e horizontal, a cintura elevada, as proteções da parte inferior do para-choques, das cavas das rodas e da base das portas. A altura ao solo foi revista, as barras de tejadilho são perfiladas,
Interior mais high tech
O novo SUV apresenta a mais recente evolução do Peugeot i-Cockpit. O volante é mais compacto e foi redesenhado com um rebordo que integra duas zonas quase lineares para uma melhor preensão das mãos, alargando ainda mais o campo de visão e o espaço para as pernas do condutor.
O ecrã touchscreen de 8 polegadas surge como um tablet colocado ao centro do painel de bordo. Integra seis botões em piano que permitem um acesso permanente às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, configurações do veículo, telefone e aplicações móveis.
Os técnicos da Peugeot preocuparam-se, ainda, em melhorar as capacidades fora de estrada do novo SUV capacidades reais de fora de estrada reforçando o sistema de motricidade Advanced Grip Control.
Este sistema beneficia dos seguintes equipamentos:
– Controlo de tração com cinco modos de aderência (Normal, Neve, Lama, Areia, ESP OFF) controlado por um seletor localizado no consola central
– Pneumáticos específicos de 18 polegadas (Mud & Snow)
– Hill Assist Descent Control (HADC), nova função de ajuda às descidas, de controlo e segurança do veículo e da sua trajetória em encostas íngremes. O sistema pode manter o veículo a uma velocidade muito reduzida (3 km/h), assegurando segurança, mesmo em situações limite. Esta função pode ser ativada através de um comando dedicado na consola central.
Sistemas de ajuda à condução:
– Travagem automática de emergência (Active Safety Brake) e Alerta de risco de colisão (Distance Alert);
– Alerta de transposição involuntária de faixa de rodagem (Active Lane Departure Warning);
– Sistema de detecção de fadiga
– Assistente automático de máximos
– Reconhecimento dos sinais de trânsito
– Cruise Control adaptativo com a função Stop (BVA)
– Sistema de vigilância do ângulo morto.
Em condução urbana, dependendo das versões e, claro, dos niveis de equipamento, o condutor beneficia ainda de assistência a certas manobras, tais como o Visio Park (visão 360 °) ou ainda a última geração do Park Assist.
Gama de motores
Seja nas versões a gasolina ou Diesel, o novo SUV 3008 beneficia, na Europa, de uma gama de motores Euro 6.1.
Gasolina – São 4 as propostas:
– 1.2 PureTech 130 cv CVM6, em versões standard e de muito baixo consumo
– 1.2 Puretech 130 cv EAT6
– 1.6 THP 165 cv EAT6.
Na gama Diesel
– 1.6 BlueHDi 100 cv CVM5
– 1.6 BlueHDi 120 cv CVM6
– 1.6 BlueHDi 120 cv EAT6
– 2.0 BlueHDi 150 cv CVM6
– 2.0 BlueHDi 180 cv EAT6.
Oferta de uma trotinette ou bicicleta elétrica
Num contexto onde o acesso aos centros urbanos é cada vez mais restritivo, a Peugeot lembrou-se de uma campanha diferente a pensar na mobilidade. Quem comprar um novo modelo, dependendo do país e das campanhas em vigor, o cliente ganha uma trotinette elétrica dobrável (e-Kick) by MICRO ou uma bicicleta elétrica dobrável (e-Bike).
Para garantir a integração no porta-bagagens do 3008 existem dockstations que permitem a manutenção do e-Kick ou da e-Bike na bagageira, assegurando a recarga das baterias a partir do momento em que o veículo seja colocado em marcha.
Os preços oficiais do novo Peugeot 3008 ainda não são conhecidos.