Basta circular pelas estradas nacionais para perceber que a Mercedes Classe E Station é uma das preferidas dos portugueses. Nova ou usada, a carrinha da marca alemã continua a conseguir bons resultados comerciais apesar do último restyling deste modelo ter acontecido em 2013.
A Mercedes continua a apostar no conforto, qualidade de construção e segurança. A vida é feita de desafios! Ao volante da Classe E Station as coisas tornam-se mais fáceis. Transportamos a família em primeira classe com espaço suficiente para levar todos os brinquedos e mesmo assim ainda sobra espaço para fazer uma paragem na loja dos suecos e comprar uma lembrança para o Natal. São 4,91 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,51 m de altura. Com o banco rebatível (opcional), no compartimento de carga, oferece lugar para sete ocupantes ou uma capacidade de carga até 1.950 litros.
A dianteira revela um aspeto fluido, com o capô que se funde com o contorno da grelha e o design dos faróis duplos com luzes LED de série.
A carrinha classe E apresenta detalhes elegantes no interior, com inúmeras possibilidades de individualização. Gostos não se discutem, por exemplo, gosto dos elementos decorativos em alumínio mas não sou fã do relógio analógico na consola central.
A carrinha que vê nas fotos é a Station Edition E. No caso desta versão, conseguimos encontrar a bordo uma linha de equipamento clássica e elegante e que, ao mesmo tempo, mistura as características modernas e dinâmicas da linha Avantgarde. A tampa da mala easy-pack aciona-se eletromecanicamente. Abre-se com o premir de uma tecla na porta do condutor, na tampa da mala ou através da chave de ignição, podendo também fechar-se por meio de um interruptor instalado na tampa da mala. Também permite parar a abertura a pouca altura para evitar o contacto com tetos de garagem baixos.
Ao volante encontramos facilmente a posição de condução ideal, isto independentemente da estatura do condutor. A carrinha E Edition que vê na galeria de imagens tinha debaixo do capot um bloco com 2.143 centímetros cúbicos e 204 CV de potência. O binário máximo é de 500 NM, o que permite reduzir duas velocidades e ganhar a velocidade ideal realizar uma ultrapassagem com segurança, sim, a potência de motor e o binário disponível não servem apenas para desafiar os limites. O motor é um bloco diesel common rail, com 4 cilindros em linha e turbo compressor. Ao longo dos quatro dias que conduzi a carrinha nunca consegui baixar dos 8 litros para percorrer 100 quilómetros. Os valores oficiais indicam um consumo combinado de 5.0 litros, na minha opinião tal só será possível em condições ideais de condução e com o “pé ligeiro”. Os modelos E 250 CDI 4Matic, E 300 BlueTec Hybrid, E 250 e os modelos de 6 e 8 cilindros são equipados, de série, com a caixa automática de 7 velocidades 7G-Tronic Plus. O seu acionamento realiza-se através do seletor Direct Select, podendo o condutor influenciar os processos de engrenagem com as teclas de seleção no volante.
A Mercedes Classe E Station é uma estradista por vocação. É sem dúvida uma carrinha talhada para fazer grandes viagens sem chegar com as costas doridas ao destino. Em estrada a motricidade é impecável, elevada estabilidade de condução, em resumo muito conforto e segurança perceptível a cada passagem de caixa. Não posso deixar de destacar a climatização automática Thermatic que regula a temperatura e a ventilação para o condutor e acompanhantes. No caso desta unidade que testámos tínhamos alguns opcionais úteis como o pack parking com câmara de 360, assistente adaptativo das luzes de máximos Plus, sistema de travagem com função Hold e o sistema collision prevention assist que alerta para a aproximação de obstáculos quando sente que o condutor não reage com o volante, travão ou caixa de velocidades com a devida antecedência. A nova geração Classe E será conhecida no próximo mês de Janeiro, no salão de Detroit, nos Estados Unidos. No início do ano é revelada a berlina, enquanto a nova carrinha só deverá chegar ao mercado europeu no próximo Outono, mais concretamente durante o mês de Setembro de 2016.
A Mercedes E250 Bluetec Station Edition E custa 68.064 euros.