A edição deste ano do 32ª Edição do Essilor Carrro do Ano/Troféu Volante de Cristal arranca com uma série de novidades que prometem aumentar a eficácia na escolha dos melhores automóveis do mercado português, bem como a visibilidade e o impacto público de um iniciativa promovida pelo Expresso e pela SIC Notícias, e que conta com a colaboração da VISÃO e de perto de duas dezenas de órgãos de comunicação nacionais.
A primeira novidade prende-se precisamente com a composição do Júri, que passa a integrar membros permanentes, em representação de 16 jornais, revistas, rádios e televisões, e que, a partir de agora passa a ter jurados convidados a integrar o Júri.
Este ano, a Comissão Executiva do Carro do Ano, presidida por Rui Freire, decidiu convidar três meios digitais – O diário digital “Observador”, o site “Razão Automóvel” e o canal “Auto Sapo”. De acordo com o presidente da Comissão Executiva, a decisão de passar a incluir membros rotativos no júri, deve-se à necessidade de “Aumentar a visibilidade pública desta iniciativa que é essencialmente destinada a informar o público.

O regulamento foi revisto com o objetivo de se aproximar mais quer da realidade do mercado e dos produtos automóveis, quer da perceção pública da utilidade deste tipo de prémios. “Destaco uma pequena revolução. A partir de agora o Júri elege uma versão específica como Carro do Ano e não uma gama completa, como acontecia até agora. Isto vai ao encontro daquilo que um potencial cliente quer – saber que carro é bom para comprar – já que nenhum cliente compra uma gama. Por outro lado, isto vai permitir que marcas que tradicionalmente têm gamas menos compostas, possam concorrer em igualdade de oportunidades, valendo apenas a qualidade intrínseca do seu produto e não a compleição comercial da respetiva marca em Portugal.”
Foram criados novos prémios especiais: “Inovação e Tecnologia” e “Prémio do Público.
Outra das áreas a merecer intervenção é nas ações de promoção e divulgação da iniciativa e dos modelos concorrentes. O Essilor Carro do Ano/Troféu Volante Cristal 2016 vai este ano apostar numa maior visibilidade pública dos seus principais eventos, como sejam um roadshow para a eleição final com os sete finalistas ou a entrega de prémios que regressa ao formato de Festa do Automóvel, que marcou durante anos a agenda do sector, como momento de consagração e de convívio entre agentes e personalidades do comércio e indústria automóvel.
As inscrições para o Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2016 encerram dia 1 de outubro e o período de testes dinâmicos estendem-se até o dia 15 de dezembro.
Em janeiro são eleitos os sete finalistas, numa primeira sessão de votação, e depois numa segunda ronda, será eleito o Carro do Ano em Portugal bem como os vencedores dos diversos troféus do automóvel que premeiam os melhores modelos em cada segmento. no sentido de permitir que a divulgação dos vencedores seja feita na primeira semana de fevereiro de 2016.
Jurados do ESSILOR CARRO DO ANO 2016 Auto Sapo – José Manuel Costa A Bola – Santos Neves Carros e Motores – Miguel Rodrigues