Já estão a circular nas estradas portuguesas três novas versões da também nova geração do Volkswagen Polo: BlueGT, BlueMotion e CrossPolo.
O novo Polo caracteriza-se pelo desenho da parte dianteira e da secção traseira.
O exterior do novo Volkswagen Polo destaca um redesenhado design dos grupos óticos, dos para-choques, assim como novos frisos cromados. Na secção traseira também o para-choques é novidade.
Por sua vez, o comprimento total da carroçaria é maior em 2 milímetros (agora de 3,972 metros), enquanto a oferta das jantes com um novo desenho é repartida entre 15 e 17 polegadas.
A nova direção é eletromecânica. Opcionalmente, pode ser equipado com uma suspensão denominada “Sport Select” com o amortecimento controlado eletronicamente que pode regular em dois níveis diferentes a sua rigidez, através de um comando na consola.
Polo TDI BlueMotion
A Volkswagen renovou completamente a gama de motores que agora são mais eficientes. O novo Polo TDI BlueMotion pretende estabelecer uma nova referência nesta categoria com um consumo médio de combustível anunciado de 3,1 l/100 km (emissões de CO2: 82 g/km). Equipado com um motor 1.4 litros de 75 CV e um binário máxide 210 Nm, apresenta uma aceleração 0-100 km/h de 12,9 segundos e uma velocidade máxima de 178 km/h. A transmissão recorre a uma caixa manual de 5 velocidades.
Polo BlueGT
À semelhança do modelo anterior e no âmbito dos motores a gasolina, a nova geração do Polo oferece uma versão BlueGT equipada com o motor 1.4 TSI com o Sistema de Gestão Ativa de Cilindros (ACT). Este motor debita uma potência de 150 CV (em vez dos 140 CV da versão anterior).
O Polo BlueGT distingue-se no exterior pela montagem de farolins escurecidos, jantes em liga leve de 17 polegadas, um spoiler, saias laterais, para-choques independentes das restantes versões e uma carroçaria rebaixada em 15 mm em relação ao solo.
O interior apresenta detalhes exclusivos como o display multifunções e bancos desportivos dianteiros. O motor 1.4 TSI está acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades. O consumo médio de combustível divulgado pela VW é de 4,8 l/100 km (emissões de CO2 de 110 g/km), enquanto a aceleração 0-100 km/h é cumprida em 7,8 segundos e a velocidade máxima é de 220 km/h.
CrossPolo
Projetado para um ambiente urbano, o CrossPolo destaca no exterior um painel de proteção inferior em prata, enquanto os generosos para-choques dianteiro e traseiro, as molduras dos guarda-lamas e as embaladeiras das portas são em tonalidade preto. Requisitos que transmitem ao novo CrossPolo um caráter independente e off-road. As capas dos espelhos retrovisores exteriores também são pintados em prata, independentemente da cor da carroçaria, enquanto as barras do tejadilho são em prata anodizado, o que lhe confere um carácter desportivo Além disso, são propostas duas novas cores metálicas (“Laranja Honey” e “Titanium Bege”), bem como novas jantes de 17 polegadas “Canyon”. Os farolins foram escurecidos.
O CrossPolo pode ser encomendado em Portugal com o motor de 1.0 litros a gasolina de 75 CV e o bloco 1.4 TDI de 75 CV.
As três novas versões são propostas com carroçarias de 3 e 5 portas (CrossPolo só 5 portas).
O preço do Polo BlueMotion inicia-se nos 19.567 euros, enquanto o Polo BlueGT apresenta um valor a partir de 22.725 euros. O CrossPolo possui um preço de 17.523 euros (motor a gasolina) e de 21.145 euros (diesel).