A Nissan desenvolveu uma apresentação especial para celebrar a chegada da segunda geração do crossover Qashqai que beneficiou da participação de membros das redes sociais, depois de partilharem a sua paixão pela tecnologia. Através de uma aplicação de Facebook específica e com o recurso a hashtags, os membros foram convidados a partilhar fotografias que se encaixassem em três temas relacionados com o Qashqai: “Urban Life”, “Tech Inspiration” e “The Future”.
Transmitida em direto através da Internet, a apresentação aconteceu nos estúdios 3 Mills em Londres, Reino Unido.
O Nissan Qashqai está maior no interior com destaque para o aumento da capacidade da bagageira para os 430 litros (mais 20 litros que na geração anterior).
Os motores confirmados são quatro, dois a gasolina e dois a gasóleo. Destaque para o bloco 1.2 litros DIG-T a gasolina sobrealimentado a debitar 115 CV e um binário de 190 Nm. O segundo motor a gasolina é o propulsor 1.6 litros DIG-T a debitar 150 CV e 240 Nm de binário. As motorizações diesel são os conhecidos 1.5 dCi (110 CV) e o 1.6 dCi (130 CV).
Entre as várias tecnologias incorporadas, destaque para o escudo de proteção inteligente Nissan – um conjunto de sistemas de segurança que utiliza uma rede de câmaras e sensores, de forma a oferecer ao condutor níveis de informação sobre as áreas que rodeiam o automóvel. Destaque, ainda, para o sistema estacionamento totalmente automático, o identificador de sinais de trânsito e o sistema de alerta à fadiga.
O próximo Qashqai estreia uma nova versão do Nissan Connect, agora com um ecrã tátil de sete polegadas e conectividade com smartphones para manter os proprietários em contacto com o mundo exterior. Este sistema vai disponibilizar uma gama de aplicações que incluem música, redes sociais, entretenimento e navegação.
O novo Nissan Qashqai estará à venda no nosso país a partir do mês de Janeiro de 2014.