O Santa Fé conseguiu vender, no Mundo inteiro, quase 2,56 milhões de unidades, com mais de 350 mil comercializados na Europa desde a sua estreia em 2000.
O novo modelo é mais longo, mais baixo e largo que o seu antecessor, mas com os mesmos 2700 mm de distância entre eixos, a nova geração Santa Fé tem uma aparência mais agressiva. A sua postura dinâmica conferida pela rebaixada linha do tejadilho, para-brisas puxado para trás, vidros traseiros ascendentes e óculo traseiro inclinado. O perfil do veículo é complementado pelas jantes em liga leve escurecidas – agora com diâmetro até 19 polegadas, uma estreia em SUVs da Hyundai.
A gama de motores para a Europa inclui um bloco a gasolina e dois a diesel, com potências entre os 150 e os 200 CV. O motor 2.0 litros R VGT diesel, com certificação Euro 6, debita 150 CV e 382 Nm, permitindo ao Santa Fé emitir 55 g/km de CO2. O bloco 2.2 litros diesel foi afinado para maior eficiência com emissões de CO2 de 145 g/km.Estes valores são importantes quando chegar a altura da marca coreana definir o preço do novo SUV para o mercado português.
O novo Santa Fé será equipado com caixas de seis velocidades, manual ou automática. A tracção integral está a cargo de um sistema que distribui de forma automática a potência e o binário entre os dois eixos. Para assegurar que o novo modelo está bem adaptado aos gostos europeus, os engenheiros da Hyundai introduziram alterações na direcção, suspensão e travões, bem como alterações nas ajudas à condução.
Como sucede com todos os novos modelos Hyundai lançados na Europa, a nova geração Santa Fé inclui cinco anos de garantia sem limite de quilómetros, cinco anos de assistência em viagem gratuita e cinco anos de verificações periódicas anuais gratuitas ao veículo.