O glamour da Cote d’Azur, destino de ricos e famosos, foi o cenário ideal para a apresentação do novo Citroën DS5. E porquê? Porque estamos, sem dúvida, perante um automóvel distinto e sedutor, capaz de despertar paixões à primeira vista. Durante um dia, os jornalistas portugueses desfilaram o charme deste carro pelas estradas da região de Nice e poucos foram aqueles que lhe ficaram indiferentes. Convém não esquecer que por estas estradas abundam verdadeiros bólides. Rolls Royce, Porche, Ferrari, são apenas algumas das marcas que me vêm rapidamente à memória, já para não falar das milionárias embarcações atracadas na marina. Apesar de alguns edifícios estarem longe dos seus tempos áureos, fora das localidades as paisagens continuam a ser de cortar a respiração! E o DS5 revelou-se uma excelente companhia para percorrer muitos quilómetros de belas estradas de montanha. Curva após curva, revela-se um carro seguro, mas sem perder agressividade na forma como se comporta em estrada. É claro que não tem um caracter tão desportvo quanto o seu ‘irmão mais novo’ DS3, mas ganha certamente em conforto. Se por fora o DS5 apresenta um design cativante, onde abundam pormenores de inquestionável bom gosto, o seu interior não fica atrás. A qualidade da maioria dos materiais é indiscutível, do aço ao couro que reveste os bancos. Aliás, os estofos ao estilo bracelete, herdados do DS4, voltam a ser um dos elementos que mais dá nas vistas. Por instantes podemos sentir-nos no cockpit de um avião, uma vez que são vários os comandos disponíveis no tejadilho. O DS5 é um carro para desfrutar, seja durante um sossegado passeio, seja para tirar partido das suas boas performances e equipamento de segurança ativa. Depois dos Citroën DS3 e DS4, já destinados a clientes que procuram um automóvel marcante, o DS5 apresenta-se como uma nova etapa no desenvolvimento da linha DS. O seu estilo audacioso e o seu design aerodinâmico expressam bem o know-how que a marca francesa tem alcançado ao longo dos últimos anos. É, sem dúvida, um automóvel que rompe com as normas e que mostra uma nova visão sobre o que pode ser um premium.
Dotado da melhor tecnologia Citroën, como o controlo de tração inteligente, o sistema de alerta de saída involuntária da faixa de rodagem ou a câmara traseira para estacionamento, o DS5 é também o primeiro modelo da marca a adotar a tecnologia diesel full hybrid Hybrid 4, oferecendo em simultâneo excelentes performances (200 cv, tração integral), uma experiência de condução elétrica em circuito urbano, e redução das emissões para 99 g/km de CO. Exterior A frente do DS5 reflete a personalidade da linha DS, com especial destaque para uma generosa entrada de ar, uma grande grelha cromada e a iluminação LED. Quando o observamos pela primeira vez, é difícil ficar indiferente ao enorme sabre cromado que se prolonga desde o início dos faróis da frente até aos vidros da frente.
Na traseira, destaque para as duas saídas de escape embutidas no pára-choques. A alternância entre as zonas cromadas e em preto brilhante, conjugadas com as jantes de diâmetro generoso (entre 16 e 19 polegadas) conferem ao DS5 um visual bastante apelativo. Habitáculo A bordo, notam-se as influências aeronáuticas e, por isso mesmo, o tejadilho é um dos elementos mais simbólicos, dividido em três clarabóias, que abrem individualmente e que conferem um ambiente bastante luminoso. A posição de condução divide-se entre um coupé e um grande turismo. A grande consola central elevada integra o comando de velocidades e os comandos principais estão reunidos no eixo do veículo.
Com um comprimento de 4,52 m (menos 25 cm do que a berlina C5), 1,85 m de largura e 1,51 m de altura, a sua silhueta é elegante e compacta. O DS5 apresenta cinco lugares reais e está dotado de vários compartimentos para arrumação.
Para além dos equipamentos de conforto, como o controlo automático de temperatura bi-zona com três 3 níveis de intensidade de fluxo de ar, o DS5 oferece uma gama completa de equipamentos de áudio e de telemática. Pode também ser equipado com um sistema de navegação de última geração, que inclui um grande ecrã colorido de sete polegadas, de alta resolução e memória interna, para armazenamento dos dados do mapa, alerta dos limites de velocidade, ou ainda a ligação entre o áudio e o Bluetooth, ou seja, a capacidade de ouvir arquivos musicais armazenados num telefone móvel. Motores No seu lançamento, o terceiro modelo da linha DS integra dois blocos diesel sob a norma Euro V e equipados com filtro de partículas, o e-HDi 110 Airdream (com caixa de seis velocidades manual) com a mais recente geração da tecnologia micro-híbrida Stop&Start, que reduz em 15% as emissões de CO, e o HDi 160 (com caixa de seis velocidades manual ou automática).
Integra também dois motores a gasolina turbo com injecção directa, desenvolvidos em colaboração com a BMW: o THP 155 (com caixa de seis velocidades automática) e o THP 200 (com caixa de seis velocidades manual). Esta última versão, que tivemos oportunidade de conduzir, oferece um alto nível de performances, graças à sua potência (147 kW) e binário máximo (275 Nm às 1770 rpm). Tecnologia Hybrid4 O DS5 estreia a tecnologia Hybrid4 na Citroën, uma corrente de tracção ‘full-hybrid’ que associa as performances em estrada do bloco Diesel HDi à eficácia da propulsão eléctrica. Esta tecnologia combina um motor de combustão 2.0 HDi 160 FAP, um sistema Stop & Start, uma caixa de velocidades pilotada de seis relações otimizadas, um motor elétrico síncrono com magnetização permanente, implantado no eixo traseiro, num ponto específico do sistema multi-braços, com uma potência de saída de 27 kW (37 CV) e um supervisor eletrónico, a Unidade de Gestão Eletrónica, que gere automaticamente os diferentes modos de operação dos dois motores, a fim de privilegiar os baixos consumos. A tecnologia HYbrid4 possibilita uma condução multi-modo. Através de um comando localizado na consola central, o condutor pode escolher entre quatro modos: Auto, ZEV, 4 rodas motrizes e Sport.
– O modo ‘Auto’ é ativado em cada arranque. A fim de otimizar os consumos de combustível, gere automaticamente as transições entre o motor de combustão e o motor eléctrico.
– O modo ‘Emissões Zero’ (ZEV) permite rolar apenas em modo elétrico, desde que a velocidade não ultrapasse os 60 km/h. A autonomia do modo ZEV está compreendida entre os 2 e 3 km. Uma vez consumida na totalidade, o veículo passa para o modo ‘Auto’.
– O modo ‘4 Rodas Motrizes’ privilegia as deslocações a baixa velocidade alimentando em modo contínuo as quatro rodas do veículo: as rodas dianteiras pelo motor de combustão e as traseiras pelo motor eléctrico. Ideal para terrenos difíceis e de baixa aderência (neve, lama, areia, etc.).
– O modo ‘Sport’ promove a capacidade de resposta rápida e imediata com recurso a todo o potencial do motor elétrico em apoio ao motor de combustão. As acelerações, reprises e passagens de caixa tornam-se ainda mais dinâmicas devido ao efeito de ‘boost’ eléctrico. O novo Citroën DS5 chega a Portugal na próxima primavera e estará disponível com preços compreendidos entre os 35.000 e os 45.000 euros, consoante a motorização e o nível de equipamento.