O BMW X6 é sem dúvida um dos modelos mais bonitos de sempre construídos pela marca alemã. É incrível como um carro com 5 metros de comprimento – uma distância entre eixos de quase três – consegue ser espaçoso, confortável e ao mesmo tempo desportivo, apesar do peso de 2.380 kg.
O BMW X6 é um dos SUV consensualmente mais bonitos. É rara a pessoa que não gosta deste BM. As jantes de liga leve de 20 polegadas são poderosas, as entradas de ar, as ponteiras de escape cromadas, as grelhas e as saias e spoilers laterais sublinham o caráter desportivo e atlético deste carro que muitos sonham conduzir.
Já tinha experimentado o BMW X5 M. No caso do X6 tudo acontece de forma diferente, para melhor! O X6 é mais espaçoso, o comportamento dinâmico não é tão radical, isto quando comparado com o X5, é verdade, mas consegue transmitir uma sensação de segurança superior.
Ao longo dos quatro dias que conduzi o BMW X6 M procurei fazer alguns quilómetros de estrada nacional, na cidade, e, ao mesmo tempo, viajar em autoestrada. No fim de semana deste ensaio encontrei o tempo algo instável, conduzi com o piso seco e molhado. Uma coisa é certa, apesar das obras de santa Engrácia na A8, deu perfeitamente para compreender que o X6 M é um devorador de asfalto.
O motor do X6 M é um V8 TwinPower Turbo que debita um binário máximo de 680 Nm e uma potência de 555 CV. Não é tão explosivo como o X5 M, de qualquer forma, quando “afinamos” este SUV desportivo no modo Sport e aproveitamos a estrada livre, é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos. O barulho do motor rouco do V8 é simplesmente fabuloso, um som que obriga a focar os olhos na estrada, um autêntico luxo para todos os que gostam de conduzir um bom automóvel. Não é novidade que o X6 oferece uma estabilidade em estrada acima da média. A tração integral xDrive associada ao sistema de controlo de chassis, Adaptive Drive – a combinação do controlo do rolamento (Dynamic Drive) e do controlo eletrónico do amortecimento (EDC) permite uma precisão e agilidade em curva surpreendente. A velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 250 km/h, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é de 4,7 segundos.
O BMW X6 M gosta de asfalto mas gasta gasóleo de acordo com o seu estatuo. Nunca consegui baixar dos 17 litros para percorrer 100 quilómetros. A caixa de velocidades DSG é uma maravilha e está cada vez mais evoluída. Nenhuma caixa consegue encontrar o regime e a rotação do motor de uma forma tão eficaz e natural a descer do Monsanto para as Amoreiras. Gosto de utilizar as patilhas no volante para otimizar o comportamento deste tipo de automóveis com um cariz mais desportivo, tanto nas acelerações como nas reduções.
Viajar a bordo deste SUV é sinónimo de conforto e bom gosto. Viajamos sempre em primeira classe e mesmo após duas horas a conduzir sentimo-nos relativamente descansados. O interior é desportivo e exclusivo. É quase como vestir um fato à medida! Os bancos dianteiros elétricos ajudam a encontrar a melhor posição de condução. Na minha opinião, uma das virtudes da BMW é a forma fácil e intuitiva como conseguimos ligar o telefone ao carro, o funcionamento perfeito do sistema de navegação, tudo funciona bem, e, muito importante, não é preciso tirar um curso de telecomunicações para ligar um simples telefone.
A versão que conduzi tinha alguns opcionais úteis. Destaque para o sistema Head- Up Display que projeta no vidro diversa informação útil sem que o condutor desvie o olhar da estrada (1.198 euros). As câmaras de ajuda ao estacionamento laterais valem 372 euros, o controlo de iluminação em curva 421 euros. O BMW X6 é um automóvel que encontramos nas nossas estradas, não é uma espécie rara, nem está em vias de extinção. O mais acessível é o xDrive 35i com o motor 306 CV a gasolina que custa 89.670 euros. A versão M de 555 CV vale 168.240 euros. Só de Imposto Automóvel são 35 mil euros.![600-bmwx6m](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/6269621600-bmwx6m.jpeg)