A nova carrinha Astra é uma das boas notícias do ano de 2011. Os leitores mais ligados ao mundo automóvel recordam-se certamente do modelo Olympia Rekord Caravan lançado em1953 (ver a foto deste modelo na nossa galeria de imagens).
A nova carrinha da marca alemã possui linhas mais consensuais. Recordo que a Astra Caravan conquistou centenas de clientes apesar das linhas vincadas. Durante muito tempo foi uma das carrinhas do segmento médio que melhor enfrentou a hegemonia da Renault Mégane.
Está-se bem a bordo! O habitáculo está agora bem mais acolhedor. Espaço não falta e temos diversos locais para arrumação, nomeadamente as bolsas nas portas, uma consola central, um porta-luvas de grandes dimensões e uma gaveta para arrumação sob o banco do condutor.
O tablier é envolvente mas a consola central sofre do mesmo mal que o “primo” Insígnia ao disponibilizar botões a mais. Eu sei que os portugueses adoram botões, ao melhor estilo de um cockpit de avião. Na minha opinião o funcionamento dos diferentes comandos e menus deve ser simplificado.
A sensação de espaço e movimento é sublinhada por uma consola central de plano inclinado, que flui do painel de instrumentos até à base da alavanca da caixa de seis velocidades.
A capacidade de carga aumentou para os 1550 litros. Não posso deixar de elogiar o funcional e prático sistema FlexFlod que rebate as costas dos bancos traseiros mediante o simples toque numa tecla colocada no porta bagagens. Cada uma das partes das costas dos bancos traseiros rebatíveis a 60/40 é automaticamente desbloqueada e baixada. Deixa de ser necessário dar a volta ao automóvel para baixar separadamente as costas de cada banco.
O comportamento dinâmico também é substancialmente diferente para melhor. Um dos maiores problemas da anterior geração era a dureza da suspensão para quem viajava nos lugares traseiros. A suspensão traseira integra agora uma combinação de eixo de torção composto e paralelogramo de Watt. Este conceito suporta melhor as forças laterais nas curvas, dotando o automóvel de elevada maneabilidade, sem comprometer a estabilidade e melhorando o conforto.
O sistema FlexRide ajusta o amortecimento da suspensão de forma contínua, adotando as melhores regulações para as condições do piso e o tipo de condução em cada momento. O modo ‘Standard‘, automático, proporciona toda a amplitude de ajustes disponível. Nos modos ‘Sport’ e ‘Tour’, selecionados pelo condutor, o sistema aplica a gama de regulações mais desportiva ou mais confortável.
A gama da Astra Sports Tourer em Portugal integra seis motores – três a gasolina (1.4, 1.4 Turbo e 1.6 Turbo) e três turbodiesel (1.3 CDTI, 1.7 CDTI e 2.0 CDTI). Todos estão acoplados a transmissões de comando manual com cinco ou seis
A caixa automática de seis velocidades Active Select, com controlo eletrónico, está disponível como opção para os motores 1.4 Turbo, 1.6 Turbo e 2.0 CDTI.
Conduzi a versão 1.7 CDTI que na minha opinião é a mais equilibrada. Consegui consumos médios de sete litros para percorrer 100 quilómetros, em percurso extraurbano. O 1.7 CDTI debita 125 CV de potência máxima e um binário máximo de 280 Nm. O motor é algo ruidoso no trabalhar a frio, de qualquer forma, após atingir a temperatura ideal consegue subir as estradas mais sinuosas sem abusar da caixa de velocidades.
A Opel definiu dois níveis de equipamento para a nova station wagon – Enjoy e Cosmo. O equipamento de série é completo logo a partir da versão Enjoy, incluindo já ar condicionado, quatro vidros elétricos, fecho centralizado de portas com comando à distância, computador de bordo, rádio-leitor de CDs compatível com MP3, programador de velocidade e espelhos de regulação elétrica. A versão Cosmo, adiciona de série elementos como travão de estacionamento elétrico, bancos forrados a couro e tecido, sistema de som com sete altifalantes, jantes de liga leve de 17 polegadas, faróis de nevoeiro, e sensores de chuva e de faróis.
Para além do conforto, também ao nível da segurança a Sports Tourer está bem equipada com Airbags frontais, airbags laterais, airbags de cortina, encostos de cabeça ativos e controlo eletrónico de estabilidade.
O Opel Astra Sports Tourer mais barato custa 21.300 euros. Refiro-me à versão 1.4 Enjoy a gasolina com 100 CV de potência. A versão diesel mais acessível é a 1.3 CDTI Enjoy de 95 CV que vale 23.800 euros. A carrinha que conduzi possui o nível de equipamento Cosmo e o motor 1.7 CDTI e custa 27.500 euros.