O que é?
O armário cápsula é um guarda-roupa prático, funcional, totalmente adaptado a si e onde todas as peças combinam entre si e consigo. Assim, pode tornar as suas manhãs mais descontraídas e a escolha dos looks fica simplificada. O conceito de armário cápsula tem por base o minimalismo, a escolha da qualidade em detrimento da quantidade e a premissa de que menos é mais, quando esse menos é o certo. Eis os 5 passos que precisa de seguir para conseguir o seu:
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/06/230609_1.png)
1 – Conhecer-se. O autoconhecimento é a chave para tudo na vida e no que diz respeito ao guarda-roupa não é exceção. Procure entender o formato do seu corpo, conhecer o seu estilo pessoal e saber quais as cores que mais favorecem a sua beleza natural. Esta é o ponto de partida para fazer escolhas acertadas quando vai às compras.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/06/230609_2.png)
2 – Faça uma triagem no seu guarda-roupa e mantenha apenas aquilo que está de acordo com os conhecimentos que adquiriu (as peças que lhe assentam bem e que a valorizam). Desapegue-se e vai perceber que, afinal, não precisava mesmo de ter tantas roupas. Ter itens a mais no armário traz confusão e dificuldade na escolha dos looks.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/06/230609_3.png)
3 – De uma chance ao minimalismo. Comece por um armário cápsula de 20 peças (2 vestidos, 3 saias ou calções, 3 calças, 4 tops ou t-shirts, 2 camisas, 2 casacos, 3 sapatos, 1 carteira), depois pode ir aumentando ou reduzindo consoante as suas necessidades, mas tenha sempre em conta que as peças devem combinar todas entre si.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/06/230609_4.png)
4 – Fotografe algumas possíveis combinações entre as peças que compõem o seu armário cápsula. Desta forma, caso esteja num dia pouco criativo, pode recorrer a essas memórias fotográficas e ser-lhe-á muito mais fácil decidir-se por um look. No entanto, com um armário tão funcional, será difícil que lhe falte a criatividade.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/06/230609_5.png)
5 – Uma boa arrumação é chave. Mantenha as peças todas à vista (camisas e alfaiataria sempre penduradas, malhas sempre dobradas, em cabides iguais e num esquema de cores em degradê, do mais claro para o mais escuro. Se tudo estiver no seu devido lugar, de forma bem visível, saberá sempre tudo o que tem e estará em boas condições.
OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR
+ 10 dicas para passar do lixo ao luxo
+ Tred Alert – A invasão das riscas
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.