Além de ser uma expressão facial, um sorriso constitui uma demonstração de simpatia, amabilidade ou de satisfação. É, portanto, uma das características mais importantes quando nos relacionamos com outras pessoas. Por esta razão, ter um sorriso branco e mais atraente torna-se o desejo da maior parte das pessoas. No entanto, a utilização de produtos branqueadores em casa pode não ser o mais indicado. O meu conselho é realizar um branqueamento dentário, sempre em consultório, e explico-lhe, agora, o porquê.
Cientificamente comprovado como um procedimento seguro e eficaz para a remoção de manchas superficiais e intrínsecas, o Branqueamento Dentário é uma técnica não invasiva, conservadora e não altera a forma natural dos dentes. Quando realizado em consultório é, efetivamente, o tratamento que apresenta melhores e mais duradouros resultados na alteração da cor dos dentes. Ao contrário dos tratamentos caseiros, que podem demorar meses a obter resultados satisfatórios e são menos seguros.
Um tratamento rápido, seguro e económico
Em clínica, o procedimento é realizado por um médico dentista, ou higienista, em que é utilizado um gel branqueador de elevada concentração ativado com uma luz LED, que garante resultados imediatos, numa única consulta. Ao realizar um branqueamento dentário com um profissional de saúde oral, o tratamento é executado com total segurança, sendo que todos os produtos e equipamentos são manuseados de forma correta e, por isso, o risco de danificar os dentes e gengivas é mínimo. Ademais, todo o procedimento pode ser personalizado, tendo em conta as necessidades e expectativas dos pacientes.
Por ser realizado por um profissional habilitado, é garantido que a realização de um branqueamento dentário é totalmente segura e, também, confortável. São utilizadas técnicas e produtos que minimizam a sensibilidade dentária, o que torna todo o processo mais agradável para o paciente. Se optar por branquear os seus dentes em casa, sem indicação médica, saiba que arrisca-se a sofrer episódios de sensibilidade nos dentes e gengivas não controlados, sendo que, por esta razão, pode experienciar algum desconforto e, até, dor.
Apesar de o fator segurança ser muito importante, o fator económico deve ser considerado na escolha deste tratamento dentário. Ao contrário do que se possa acreditar, o branqueamento dentário em consultório pode sair-lhe mais barato, com resultados superiores em menos tempo e mais duradouros. Já os produtos caseiros, em primeira instância, são mais baratos, mas a longo prazo dão-lhe um preço a pagar muito mais elevado. Sobretudo se for necessário adquirir variados agentes ativos para obter resultados minimamente, satisfatórios. Ainda assim, poderá sempre optar pela autoaplicação do gel branqueador, no entanto, deve fazê-lo sob a orientação de um profissional de saúde oral, para garantir a sua segurança e eficácia.
Na escolha de um branqueamento dentário, tenha atenção aos prós e contras de cada hipótese. Sendo que, deve sempre aconselhar-se com o seu médico dentista. Desta forma, consegue realizar o tratamento mais adequado para melhorar a sua estética dentária, mas também, a sua autoestima, sem danificar os seus dentes ou tecidos gengivais.
OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR
+ O valor de um sorriso no dia a dia
+ Os grandes avanços da Medicina Dentária nos últimos tempos e os desafios pela frente
+ Os dentes enfraquecem com a gravidez?
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.