Atualmente, a Estética Dentária não significa, apenas, melhorar a aparência dos dentes. É sinónimo de melhorar o bem-estar geral de cada indivíduo. E na minha prática clínica diária tenho verificado que há, cada vez mais, pessoas a ter consciência dos benefícios de ter um sorriso bonito. Mas qual será o valor de um sorriso, no dia a dia de cada um de nós?
Estudos recentes afirmam que um sorriso harmonioso potencia melhores interações sociais, uma maior autoestima, mas também uma sensação de bem-estar geral. Sendo que, grande parte das pessoas em idade adulta acredita que o sorriso é, socialmente, muito importante e, quando é harmonioso, torna um indivíduo mais atraente.
O crescimento da disciplina de Medicina Dentária – Estética Dentária –, em Portugal, tem sido notório. Desde o Branqueamento, às Facetas e tratamentos de ortodontia, as opções são infinitas e, cada vez mais, estes tratamentos são procurados para tornar sorrisos mais agradáveis e confiantes. Mas qual o porquê desta acentuada procura?
O impacto das Redes Sociais
As redes sociais estão intrinsecamente presentes no nosso dia a dia. Há o estímulo de fazer o conhecido scroll, desde que acordamos até que nos deitamos. São, portanto, um repositório de memórias onde partilhamos fotografias e vídeos do dia a dia. Além disso, existe uma perfeição, por vezes pouco real, partilhada por alguns influencers que determinam ideais, desejos e expectativas para o corpo idílico, mas também para o sorriso de sonho.
Esta facilidade de partilha de fotografias e vídeos fez com que as pessoas se tornassem mais conscientes dos seus dentes. Por sua vez, a vontade de melhorar a aparência do seu sorriso aumenta, consideravelmente.
A Estética Dentária dá-lhe mais benefícios
Além dos benefícios psicológicos, a estética dentária também traz benefícios práticos ao seu quotidiano. Por exemplo, pessoas com dentes desalinhados ou problemas ao nível da mordida, podem ter dificuldades ao comer ou ao falar. Um problema que a ortodontia consegue, atualmente, resolver de uma forma mais estética, com aparelho invisível. Outro problema bastante comum, que provoca sérios problemas de confiança, é a separação entre dentes, também designado por Diastema. Esta anomalia, quando é visivelmente desajustada ao rosto, pode ser contornada com aparelho dentário ou com colocação de Facetas Dentárias, por forma a harmonizar o sorriso.
Por ser um fator adjuvante de uma condição psicológica favorável, esta especialidade da Medicina Dentária verifica uma crescente acessibilidade aos tratamentos. Existem mais planos de saúde que cobrem mais procedimentos estéticos, mas também há a possibilidade de financiamento aos pacientes, facilitando o investimento por parte destes.
Em pé de igualdade está a evolução tecnológica que está a facilitar o trabalho da estética. Já ouviu falar de Medicina Dentária Digital? A digitalização desta área tem sido a eleição de grande parte dos profissionais, para o planeamento e criação de reconstruções como coroas e facetas dentárias, com maior precisão e exatidão. Além disso, verifica-se a crescente tendência dos tratamentos dentários minimamente invasivos, isto é, que visam a preservação das estruturas naturais dos dentes, ao máximo, sem comprometer o resultado estético.
Pode-se concluir, então, que o ato de sorrir é psicológico e, ao longo do tempo, tornou-se valioso no nosso dia a dia. Afeta interações sociais, autoestima e o bem-estar. Por isso, os tratamentos de estética dentária estão a tornar-se uma tendência geral, não só por vaidade, mas por proporcionarem benefícios psicológicos ao comum cidadão. O sorriso é o nosso melhor cartão de visita.
OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR
+ Os grandes avanços da Medicina Dentária nos últimos tempos e os desafios pela frente
+ Os dentes enfraquecem com a gravidez?
+ Tratamentos estéticos faciais no dentista: Sim ou não?
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.