Um dos maiores desenvolvimentos na Medicina Dentária nos últimos anos tem sido o foco crescente nos cuidados preventivos. Isso significa que, em vez de simplesmente tratar os problemas à medida que surgem, os dentistas estão cada vez mais focados em ajudar os seus pacientes a manter uma boa saúde oral por meio de exames e check-ups regulares, além de educá-los sobre a importância de bons hábitos de higiene oral.
A Medicina Dentária também tem visto um aumento no uso de tratamentos mais conservadores. Por exemplo, em vez de extrair um dente danificado, o dentista pode salvar o dente por meio de uma desvitalização. Isto não só ajuda a preservar o dente natural, mas também evita a necessidade de procedimentos mais invasivos, como implantes dentários.
Outra área em que a Medicina Dentária tem visto progressos significativos é no uso da tecnologia. Os dentistas agora têm acesso a uma ampla gama de ferramentas e equipamentos avançados, como radiografias digitais, que permitem diagnosticar e tratar problemas com mais precisão e eficiência. Além disso, muitos dentistas têm usado a tecnologia de projeto e fabricação assistida por computador (CAD/CAM) para criar restaurações provisórias e definitivas personalizadas, como coroas e próteses, de maneira mais precisa e mais rápida.
Um grande avanço, que se refletiu nos últimos anos, foi a conjugação da experiência técnica do dentista associada à tecnologia 3D com a utilização de scans digitais e CBCT (tomografia digital em 3D) para programação de cirurgias de reabilitação oral total. Este avanço veio proporcionar aos pacientes, além do conforto aumentado, maior rapidez, uma vez que entram na clínica sem dentes e passado umas horas saem com dentes fixos totalmente funcionais e esteticamente adequados a si.
Outra área da Medicina Dentária que tem visto muito crescimento é a Medicina Dentária estética. Mais e mais pessoas procuram tratamentos como branqueamento dentário, facetas e aparelhos para melhorar a aparência do seu sorriso. Como resultado, muitos dentistas oferecem agora uma gama mais ampla de procedimentos cosméticos como o preenchimento labial, redução de rugas de expressão, correção de sorriso gengival, entre outros.
Apesar destes avanços, ainda existem muitos desafios para a Medicina Dentária. Um dos maiores desafios é o acesso aos cuidados. Em muitas zonas do país, principalmente nas áreas rurais, há escassez de dentistas, o que pode dificultar o atendimento que as pessoas precisam. Além disso, o seguro dentário geralmente não é tão abrangente quanto o seguro médico, o que significa que muitas pessoas não podem pagar ou ser reembolsados pelos cuidados que precisam.
No geral, o campo da Medicina Dentária percorreu um longo caminho nos últimos anos. Com foco em cuidados preventivos, uso de tecnologia e tratamentos mais conservadores, os dentistas estão mais bem equipados do que nunca para ajudar as pessoas a manter uma boa saúde oral.
À medida que o ano de 2022 chega ao fim, é importante reconhecer o progresso feito neste campo e aguardar os avanços que ainda estão por vir.
Desejo a todos um ano 2023 cheio de alegria e novos sorrisos!
OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR
+ Tratamentos estéticos faciais no dentista: Sim ou não?
+ Sinais de que a gengivite evoluiu para uma periodontite
+ É fumador? Conheça os possíveis problemas que pode ter na sua boca
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.