Algumas crenças negativizam a execução de tratamentos dentários durante a gestação, apesar de muitos estudos demonstrarem o oposto. Quantas vezes ouviu expressões como: os dentes da mãe enfraquecem porque o bebé absorve todo o cálcio, por cada gravidez perde-se um dente, ou a anestesia provoca malformações do feto?
Saiba que não existe nenhuma relação entre tratamentos dentários e problemas associados à gravidez. Os anestésicos, na medicina dentária, quando usados corretamente, são completamente seguros. Quando necessário, os raio-x podem ser realizados, desde que a proteção da mãe e do bebé seja salvaguardada. O cálcio dos nossos dentes está presente de uma forma constante e não circula na nossa corrente sanguínea – por esta razão não é partilhado de mãe para filho e os dentes não ficam enfraquecidos.
Os meses de gestação constituem um período em que a mulher sofre várias alterações físicas, mas também de foro psicológico e deve ter, portanto, especial atenção e cuidados específicos. Na saúde oral, estão também algumas patologias associadas à gravidez.
Gengivite Gravídica e a Mobilidade Dentária
A patologia oral mais comum, durante a gravidez, é a gengivite gravídica, ou inflamação da gengiva. Tal como a Gengivite, que acontece na generalidade das pessoas, o principal fator para desenvolver esta patologia é a má higiene oral e o consequente acúmulo de placa bacteriana. Como há significativas alterações hormonais e vasculares, há um aumento da resposta inflamatória. Assim sendo, é possível que a sua gengiva sangre mais e pode surgir algum tipo de dor.
O uso de tabaco, stress e oscilações emocionais são fatores que contribuem para a evolução da gengivite para doença periodontal. O agravamento desta patologia, quando já existente antes da gravidez, pode comprometer as estruturas de suporte do dente. Idealmente, será, sempre, fazer a prevenção através de uma boa rotina de higiene oral.
Cáries Dentárias
Apesar de não estar diretamente associada à gravidez, é comum ter a crença de que há pelo menos a perda de um dente, por gravidez, devido a Cáries Dentárias.
A verdade é que, durante a gravidez, há uma maior propensão ao desenvolvimento de cáries. Com o aumento do número de refeições e da quantidade de comida ingerida, juntamente ao parco cuidado na higiene oral, podem, efetivamente, surgir cáries dentárias. Para evitar o seu surgimento, é aconselhada a escovagem dos dentes, o uso de fio dentário e elixir. Desta forma, é garantida uma maior eficácia na higiene oral.
Erosão Dentária
Certamente, já ouviu falar de alguns episódios de vómito durante o período de gestação. É a ocorrência de vómitos que promove a extensa erosão dentária.
Neste caso, devido à vulnerabilidade dentária sofrida pelos ácidos naturais dos vómitos, aconselha-se a utilização elixires orais fluorídricos. O uso do elixir oral vai potenciar o endurecimento da dentina exposta e reduzir a sensibilidade.
Imediatamente, após o vómito, não é recomendada a escovagem dentária para ser evitado o desgaste dentário.
Se está a pensar engravidar, ou já está em período de gestação, aconselho uma visita, preventiva, ao seu dentista. E não se esqueça, qualquer tratamento dentário pode ser realizado, em segurança, durante a gravidez. Ao cuidar da sua saúde oral está a cuidar da saúde do seu bebé.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.