Ao longo dos anos, vários estudos têm demonstrado que é desnecessário submeter um paciente a cirurgias demasiado invasivas para solucionar anomalias rudimentares, na região da face. Além de se tratar de técnicas muito invasivas, favorecem um pós-operatório agressivo. A solução mais eficaz para estas pequenas anomalias passa pela sua correção através de procedimentos de Harmonização Orofacial, também designada por HOF.
Quem deve escolher para realizar este tipo de tratamentos?
Apesar de existirem vários estabelecimentos como cabeleireiros, centros de estética, ou mesmo Spas, que oferecem este tipo de serviço, deve certificar-se, antes, se estão aptos a realizar os procedimentos clínicos. É, sempre, necessário ter uma formação superior e apenas alguns profissionais têm autorização para esta prática, nomeadamente, profissionais de saúde com pós-graduação em estética.
Os tratamentos de estética orofacial devem ser feitos por profissionais especializados e saiba que são parte integrante da medicina dentária. A HOF, juntamente aos tratamentos de dentisteria, favorece a estética do sorriso e confere-lhe a importância merecida no aspeto visual, mas também emocional.
Quando abordar este tópico, em consultório, o seu dentista irá fazer uma avaliação de acordo com as estruturas e sorriso e, ainda, deverá ter em conta as suas preocupações ou necessidades. A partir desta análise é possível definir a melhor solução para si, tendo em conta tratamentos dentários e faciais.
Porque deve optar pela Harmonização Orofacial?
Não existe perfeição, no entanto, a sociedade contemporânea é, cada vez mais, visual. Ter uma aparência facial e corporal atraente é o ponto de partida para ter algumas vantagens interpessoais e as deformidades provocam, muitas vezes, reações negativas que afetam diretamente a autoestima de cada um.
Para contornar problemas estéticos de uma forma rápida e simples, podem realizar-se tratamentos de Harmonia Orofacial. Técnicas eleitas por profissionais e pacientes para rejuvenescimento facial, correção de pequenas assimetrias faciais, diminuição de dores de cabeça causadas pelo Bruxismo, aumento da taxa de sucesso na colocação de implantes ou mesmo restauração da mastigação. Sendo que, os tratamentos mais comuns são realizados através da aplicação de Toxina Botulínica (Botox) e Ácido Hialurónico.
Aplicar Botox para melhorar um sorriso
O Botox, tecnicamente designado por Toxina Botulínica, é um relaxante muscular que é utilizado na medicina dentária como um tratamento preventivo para alguns casos estéticos, mas também funcionais, como por exemplo:
- Assimetria da face – Favorece o relaxamento das fibras musculares e restaura o equilíbrio da face;
- Sorriso torto – A aplicação faz com que a musculatura de um dos lados do lábio relaxe e se restabeleça um sorriso mais equilibrado;
- Sorriso gengival – Esta toxina permite o relaxamento dos lábios para que não se mostre tanta gengiva enquanto sorri;
- Bruxismo – Evita o ranger do dentes e a pressão feita inconscientemente.
- Implantologia – Permite o relaxamento da musculatura da mastigação e, por isso, facilita o processo de osseointegração dos implantes nos casos de instalação de próteses com carga imediata
O equilíbrio da face com Ácido Hialurónico
A palavra “ácido” pode assustar, mas constitui uma substância que não causa agressão à pele. O nosso organismo produz naturalmente ácido hialurónico, no entanto, a sua quantidade natural diminui com a idade, o que leva ao apareceimento de rugas.
Por ser um adjuvante ao equilíbrio facial, o Ácido Hialurónico atua no preenchimento facial e auxilia no rejuvenescimento da face, favorece a simetria labial e previne as rugas do rosto. Esta substância tem como principal vantagem a obtenção de resultados quase imediatos e não exige cuidados cuidados pós-operatórios de longa duração.
Em suma, a Harmonização Orofacial deve ser vista como um complemento à Medicina Dentária e pode ser utilizada para devolver a autoestima de cada um, de acordo com as suas necessidades e a estética do rosto. Sentir-se bem consigo próprio é o maior benefício que se pode retirar dos avanços dos cuidados de estética!
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.