Ano novo, tempo de resoluções.
Não será uma boa resolução de novo ano medirmos bem as palavras que usamos sempre que comunicamos? Quantos conflitos se evitariam se escolhêssemos as palavras certas?
Neste artigo, partilho consigo algumas dicas úteis para que tenhamos mais tento na língua em 2021 e possamos ter relações pessoais e profissionais mais saudáveis e felizes.
1. Comunique com cortesia
Seja delicado sempre que comunica, especialmente quando faz um pedido ou dá uma ordem. Muitas vezes, não conta tanto o que dizemos, mas a forma como o dizemos. A língua pode ajudar-nos a sermos mais empáticos? Sem dúvida! Existem mecanismos e estratégias que favorecem essa cortesia linguística. Por exemplo, as expressões de saudação são uma forma expressiva de se criar empatia com o interlocutor: “- Bom dia, como vai?” Também os marcadores de boa educação exprimem cortesia quando fazemos um pedido ou damos uma ordem, diminuindo a carga diretiva a eles inerente: “- Não se importa de abrir a janela, por favor?”
Desafio-o a aplicar estes (e outros) mecanismos diariamente na sua comunicação, com a certeza de que notará diferença no seu relacionamento com os outros.
2. Fale menos, ouça mais
Vivemos num mundo repleto de ruído. Precisamos cada vez mais de silêncio, precisamos cada vez mais de parar para escutar o outro. Ouvintes atentos, genuinamente interessados no outro.
Nestes tempos mais desafiantes das nossas vidas, em que as nossas emoções continuam ao rubro, não sinta a tentação de mostrar o seu ponto de vista numa situação de conflito; ouça primeiro, fale depois. Ponha-se no lugar do outro e compreenda a sua posição.
Lembre-se! Nunca seremos bons comunicadores, se não formos bons ouvintes. Ouvintes atentos, que escutam não só com os ouvidos, mas com os olhos, com o sorriso, com a alma.
3. Critique menos, elogie mais
As críticas, além de armas destruidoras de relacionamentos, são inúteis, porque não surtem o efeito desejado: mudar comportamentos. Críticas destrutivas e palavras negativas magoam, entristecem, esmagam a nossa autoestima e dignidade. Uma palavra negativa dirigida a um filho, por exemplo, não arruína apenas uma refeição ou um serão, que se deseja harmonioso e feliz. Pode ter implicações nefastas a longo prazo. Vários estudos mostram que palavras negativas geram emoções negativas e emoções negativas geram comportamentos agressivos.
Em vez disso, sejamos diariamente gratos, usando palavras de reconhecimento e gratidão até pelas pequenas coisas. E não nos cansemos de elogiar. Palavras de louvor e honra trazem felicidade não só a quem as recebe, mas também, e sobretudo, a quem as oferece.
4. Evite batalhas verbais
“A única forma de vencer uma discussão é evitá-la”. Este é um sábio conselho de Dale Carnegie, um dos mestres da inteligência emocional.
Não é difícil adivinhar como termina a maior parte das discussões: com cada pessoa ainda mais convencida da sua absoluta razão. Mas por que motivo é raro conseguirmos vencer uma discussão? A resposta é simples: quando dizemos ao outro que ele está errado, não estamos a atacar a sua opinião, mas, sim, o seu orgulho e autoestima.
Assim, evite batalhas verbais, resolva os conflitos não com agressividade, mas sim com assertividade, mostrando a sua posição com clareza e serenidade; fale pausadamente, não eleve o tom de voz e não permita que a ira o domine. Vale a pena lembrar Provérbios 18:21: “a morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”.
5. Use e abuse de palavras positivas
Sempre que recebemos uma mensagem calorosa, repleta de palavras afetuosas que nos alegram o coração, o nosso dia fica mais colorido, verdade? Quando alguém é generoso connosco em elogios: “És uma pessoa maravilhosa, sempre pronta a ajudar os outros”, sentimos seguramente uma enorme felicidade. Sempre que nos mimam com adjetivos carismáticos: “Muito obrigada pela tua preciosa ajuda”, colocam de imediato um sorriso no nosso rosto. E se numa manhã rabugenta nos oferecem uma calorosa saudação: “Bom dia, como tem passado?” Alguém se preocupa connosco! Estas são algumas palavras mágicas na comunicação, que mimam, confortam e aquecem o coração.