A primeira regra a entender é que é suposto esta relação entre cliente e designer ser vista como um matrimónio. Assim, transparência e partilha devem ser palavras de ordem. Cada projeto é único e cada cliente também o é!
Uma das perguntas, que tenho por hábito fazer na primeira reunião, é até quanto é que o cliente se sente confortável a gastar. Este é o primeiro passo que determina e arroga o desenvolvimento do processo. Define também limites, desde materiais a acabamentos. Todos sabemos que é diferente falarmos do valor de uma mesa com um tampo em mármore, de uma em madeira. Mas este é apenas um em muitos exemplos. Por isso, os mais importantes motivos para pedir ajuda são:
ECONOMIZA DINHEIRO
Contratar um profissional qualificado e habilitado é sinónimo de ter alguém que vai organizar todo o espaço, de forma melhor e de acordo com as necessidades reais de um projeto. É, sem dúvida alguma, sinónimo de não se verificarem compras descontroladas sem uma necessidade ou intenção previamente estudada. Evitam-se erros e equilibram-se gastos, definindo e identificando quais os elementos que exigem mais e menos investimento.
VALORIZA O VALOR DA CASA
Casas ou apartamentos decorados com a ajuda de um profissional tendem a valorizar muito mais. Por outras palavras, o valor desembolsado na contratação de um designer terá certamente retorno na hora de revenda ou aluguer do imóvel. Portanto, aqui temos o melhor dos dois mundos, um serviço rápido e melhor que atribuirá maior valor de venda.
DESENVOLVE SOLUÇÕES MAIS DISTINTAS E AO MESMO TEMPO FUNCIONAIS
Quando um cliente me contrata, é importante ele explicar-me o que espera de cada espaço; afinal, terá um equipa ao seu total e inteiro dispor para desenvolver algo especificamente para ele, de acordo com as suas necessidades. O olhar experiente de um profissional também é uma enorme mais valia, no sentido de encontrar melhores soluções para o seu projeto e necessidades inerentes. Acreditem, um designer faz muito mais do que escolher tecidos, móveis e cores. Projeta espaços e ambientes. Estuda a melhor e mais harmoniosa disposição de mobiliário, assim como espaços de circulação. O facto de termos em mãos ferramentas como os 3Ds, permite ao cliente ter uma total e imediata percepção do espaço. Assim, são projetados ambientes bonitos e funcionais que seguramente resultam num exercício mais acolhedor e confortável.
TEM CAPACIDADE DE TRASNFORMAR ESPAÇOS PEQUENOS
Este parece ser sempre um dos maiores desafios dos meus clientes. E a verdade é que existem inúmeras soluções para “aumentarmos” espaços reduzidos: desde o uso de espelhos, a vidros ou à seleção de cores e estudo de iluminação. Aliado a isto, sem a orientação de um profissional, a tendência de um cliente é escolher móveis, por vezes demasiado grandes o que resulta seguramente em futuros problemas.
GRANDE VARIEDADE DE RECURSOS
Enquanto profissional, grande parte do meu tempo destina-se a viajar e ir ao encontro de feiras ou de diferentes cidades, com o intuito de conhecer novas apostas, desafios, tendências e soluções. E isto é uma vantagem que tenho sobre o cliente. Permite-me, quase sempre, estar apta a mostrar mais e melhores soluções. Para além disso, existem recursos disponíveis somente para profissionais que não são de acesso ao público.
E, assim, aí estamos nós para inovar, cortar com os clichés e abraçar e compreender a individualidade de cada pessoa e de cada espaço.
Então, convencidos? Espero que sim.
Boa semana.