Um dos acontecimentos mais mediáticos ao nível dos profissionais do cinema e da TV, dentro e fora dos EUA, é, também, um momento que os radares da moda estão virados para a “red carpete”. Nela brilham mais as senhoras que os homens, normalmente, devido a várias razões e nenhuma discriminatória.
Porém, estes eventos de grande dimensão e impacto, levam-nos sempre a algumas reflexões acerca da moda e suas consequências sociológicas.
O dress code, esse eterno atingido nos últimos anos pela crença de que se tudo se pode usar como quisermos. A indicação do dress code aparece sempre no convite que nos é enviado pelos organizadores ou patrocinadores do evento. Não havendo menção, fica ao nosso critério e discernimento. Mas, se o convite refere o dress code cabe-nos respeitar o mesmo ou, apresentar as nossas escusas a quem nos convida, e não ir.
As chamadas regras de etiqueta não servem para atrapalhar mas para regularizar as nossas relações; se alguém me convida para uma ocasião e diz black tie, tentarei encontrar algo que respeite o meu anfitrião e a sua vontade de dar um certo glamour ao evento. Respeitar o dress code é respeitar quem nos convida.
No caso dos Golden Globes, é costume que os homens usem smoking, tuxedo ou dinner jacket, todos estes termos referem-se à mesma realidade. Normalmente um fato mais elaborado, com um formato especifico com lapelas de seda ou veludo e uma faixa de seda nas calças a acompanhar o comprimento das mesmas. Embora de cor escura, entra aqui a imaginação e a criatividade das casas da moda e dos designers. Por isso, não podemos dizer que um dress code (estabelecido de modo escrito ou commumente aceite) não tem lugar para a criatividade. Basta ver o traje de David Furnish, marido de Elton John, neste evento.
Este traje, dinner jacket, diz-se ter aparecido por volta de 1880, em Monte Carlo, quando os jogadores enfrentavam grandes maratonas de entretimento e o Tailcoat (casaca como muitos chamam) os atrapalhava. Até esse momento o Tailcoat era o traje de jantar e eventos nocturnos utilizado pelos homens. Porém, continuou a ser utilizado por muitos em circunstâncias formais ou, mesmo, não formais.
Segundo a obra de François Boucher, “20.000 years of fashion”, o dinner jacket só foi aceite na sociedade por volta de 1910 com a morte de Eduardo VII, utilizando-se o Tailcoat como traje formal.
Para além destas considerações históricas e sociológicas, temos de referir a crescente preocupação ambiental e sustentável da moda, e aqui, fica a ressalva para o caso de Joaquin Phoenix, que optou por um modelo Stella McCartney, conhecida designer por criar peças sustentáveis com pouco impacto ambiental. Sendo que utilizará o mesmo smoking em toda a época de eventos e entregas de prémios.