Entramos na época de início do ano lectivo, sejam estudantes da escola primária ou da faculdade, é nesta altura que se começa a organizar o horário e as rotinas diárias por forma a encaixar tudo o que são aulas e actividades e no que diz respeito à saúde dentária é uma época do ano com alguns desafios. Muito provavelmente o seu filho irá fazer as suas refeições na escola/ faculdade e a sua higiene oral acaba por ser posta um pouco de parte, por vários motivos, trazendo ao longo do ano problemas dentários como as cáries.
Proponho-me neste artigo a dar umas dicas por forma a ajudar a manter a saúde oral estável ao longo do ano lectivo!
Check-up dentário antes de iniciar as aulas
Alguns estudos revelam que os estudantes com fraca higiene oral têm três vezes mais probabilidade a perder o ano do que os que mantêm uma higiene oral equilibrada. As faltas dadas às aulas podem levar a notas mais baixas e a dor de dentes constante pode causar problemas de desenvolvimento e afetar negativamente a confiança do seu filho. Uma vez que a saúde é um fator importante no sucesso do seu filho aconselho a iniciar o ano lectivo com uma consulta de avaliação/ check-up dentária.
A cárie dentária é a doença que mais prevalece nas crianças. São quase 20% as crianças entre 5 a 11 anos que têm pelo menos um dente com cárie e a boa notícia é que se consegue facilmente evitar o seu aparecimento através de consultas de avaliação regulares e a utilização de selantes adequados.
A ida precoce a uma consulta de higiene oral proporciona ao seu filho uma pequena aula sobre os cuidados de higiene a ter dentro e fora de casa uma vez que as higienistas têm um papel fundamental na prevenção de doenças dentárias.
Avaliar a necessidade de utilizar um aparelho dentário
Se se questiona se o seu filho necessita de usar aparelho o ideal será agendar uma consulta de avaliação com um médico dentista ortodontista (especialista em aparelhos dentários), podendo dessa forma prevenir e tratar alterações dentárias – mau posicionamento e alterações esqueléticas – crescimento incorreto).
É recomendada uma consulta de ortodontia quando as crianças fazem os 7 anos de idade uma vez que nesta altura a maioria das crianças têm pelo menos quatro incisivos definitivos e quatro molares.
Nesta consulta o ortodontista pode não recomendar o uso de aparelho dentário e elaborar um plano de cuidados personalizados para o seu filho com base no crescimento dos dentes definitivos, no tipo de mordida e em alterações da oclusão.
Se existir a necessidade de colocar aparelho o ideal é fazê-lo antes do início do ano lectivo ou no primeiro mês uma vez que esta época não é uma altura muito exigente a nível curricular e a adaptação ao aparelho faz-se de uma forma mais tranquila.
Alimentação saudável durante o ano lectivo
A alimentação e cuidados de higiene oral são dois tópicos que estão interligados. Se o seu filho almoça ou lancha no café da escola ou leva comida de casa, reveja com ele, antes do primeiro dia de aulas, as opções que existem, mais saudáveis e equilibradas, por forma a reduzir alimentos açucarados e refrigerantes.
Hoje em dia existem várias plataformas online, como p.ex. o Pinterest ou o Youtube, com milhares de ideias fantásticas, para almoços e lanches, adequados a qualquer gosto ou tipo de alimentação, sustentando alternativas saudáveis e que as crianças realmente gostam. São também uma boa fonte de pesquisa para alternativas saudáveis para o pequeno-almoço, uma vez que é a refeição mais importante do dia.
Definir uma hora específica para lavar os dentes
Se o seu filho tem um horário fixo consegue saber com antecedência quando estará ou não em casa, o que ajuda a planear com exactidão quando irá conseguir lavar os dentes, todos os dias. O ideal é fazê-lo no mínimo duas vezes por dia e integrar este hábito na rotina do ano lectivo é primordial.
Deve ser a última coisa a fazer antes de sair de casa para as aulas tornando-se parte da rotina da preparação final antes de sair porta fora. Se o seu filho já consegue lavar os dentes sozinho, mesmo que ainda necessite da sua supervisão, o facto de ele lavar sozinho na escola incentiva a sua autonomia nesta actividade, ainda que mantenha até considerar a supervisão nas lavagens em casa!
De todas as prioridades de organização para iniciar o ano lectivo, consta a compra do material escolar pelo que deve constar nessa lista um estojo de higiene oral de viagem, do agrado do aluno, por forma a incentivá-lo à sua utilização na escola/ faculdade.
Termino a incentivar diretamente os alunos a aproveitarem bem estes anos de estudante, a darem importância ao recreio ou às saídas com os amigos, a gozarem as férias intermináveis, a aproveitarem cada minuto de aulas que irá fazer falta na altura do exame… no fundo vivam apaixonadamente essa época da vossa vida.
Desejo a todos um ano cheio de sucesso aos pais e aos filhos!