Todas as manhãs destes últimos dias, chego de barco ao Terreiro do Paço, entre as 8:45h e as 9:30h . Todas as manhãs, à saída da estação fluvial, cruzo-me com a mesma senhora que distribui o jornal gratuito Destak. Esta senhora, com aspecto humilde e aparência de já ter ultrapassado os cinquenta, ali se encontra, todas as manhãs, com um sorriso no rosto a distribuir o dito jornal.
Por hábito, não aceito os jornais gratuitos porque quero aproveitar o tempo nos transportes para escrever estes posts, porém nos últimos dias qualquer coisa me impelia no sentido de aceitar o jornal das mãos daquela senhora.
Decidi pois aproveitar para observar cuidadosamente o fenómeno e reparei que a senhora simpaticamente coloca o jornal à disposição e alcance de QUEM QUER, e não impinge o dito jornal. Mais: quando um transeunte não aceita o jornal, ela parece que ainda é mais simpática… e diz com um cordial sorriso: “bom dia senhor!”
Chego ao Nova Forum, entro no edifício e como habitualmente dou os bons-dias à D. Dulce, que diariamente, a partir da 9h, se coloca à porta do edificío do departamento para receber os “seus” alunos. Após o cumprimento simpático da manhã, ela solicita-me, com a sua amável simpatia, que assine o livro de presenças…Mais tarde será ela que, com um profissionalismo exemplar, lembra aos alunos que a aula começou, ou que o break acabou e que devemos dirigir-nos para a aula… sempre às horas certas!
Já cheguei a pensar que devia haver uma D. Dulce em muitas dessas empresas por Portugal fora. Haver quem dê muito valor, mesmo em empresas com uma cultura muito forte, à pontualidade! A história de aguentar até à última hora para ir para a reunião, ou a história de ir beber o café e demorar meia hora a mais, acabava depressa!
Mas são estas srªs Dulce’s e srªs dos jornais que são a imagem de uma organização e que garantem o sucesso da mesma, pois junto dos seus “clientes” prestam um serviço de excelência.
Hoje o dia foi preenchido com as aulas de Networking e ainda a aula de Liderança, mas a malta está mais preocupada em acabar o business plan…
Melhores/piores momentos (do dia de hoje)
1- Contei hoje três colegas que arranjaram já emprego e que começam o novo desafio logo a seguir ao curso acabar. Parabéns!
2- No final da aula de hoje, confesso que fechei os olhos devido ao cansaço… (acho que ninguém viu)
Nota Relevante:
Terminou o workshop de duas sessões extraordinárias de Expressão Dramática. Reparamos que alguns colegas apuraram as técnicas de apresentação e fizeram bons progressos.
Dificuldades:
Recebemos agora, quando faltam 2 noites para apresentação, o template com indicação do que deverá ser o PowerPoint da apresentação do projecto… Que stress! E logo quando nós já tínhamos a apresentação final quase terminada.