Luxemburgo, 18 jun (Lusa) – O presidente do Eurogrupo admitiu hoje uma extensão do atual resgate da Grécia caso haja acordo até final do mês, para dar tempo de desbloquear o dinheiro, mas disse também que os líderes europeus estão preparados para outras “eventualidades”.
Em conferência de imprensa, após a reunião dos ministros das Finanças da zona euro no Luxemburgo e que terminou – como previsto – sem acordo quanto às medidas a adotar pela Grécia para que aceda a ajuda financeira, Jeroen Dijsselbloem explicou que uma extensão do atual programa de resgate terá de ser considerada, uma vez que em caso de acordo até final do mês não há tempo para os procedimentos necessários para que sejam desbloqueados os fundos, incluindo nos parlamentos nacionais. Assim, impõe-se um prolongamento do programa.
Dijsselbloem disse ainda que estão “preparados para eventualidades” se não for conseguido acordo, apesar de o cenário “favorito” ser um entendimento que evite um incumprimento da Grécia ou mesmo uma saída da zona euro (o famoso ‘Grexit’).