Uma viagem pelos bairros de Lisboa é a proposta do Guia: Ler e Ver Lisboa, mas os percursos sugeridos escapam à convencionalidade dos guias turísticos tradicionais.
Neste caso, coube a duas dezenas de escritores escolher as suas zonas de eleição na cidade, criando histórias ficcionais inspiradas em locais reais. Depois, juntaram-se outros tantos ilustradores que também deram forma aos seus locais prediletos, algures entre a cidade real e imaginária.
A ideia para o guia partiu dos artistas Afonso Cruz e Patrícia Portela, que uniram em torno da iniciativa nomes como Rui Zink, Alice Vieira, Mário Zambujal, Ana Margarida de Carvalho ou Alex Gozblau.
Bruno Vieira Amaral leva-nos num passeio por Benfica, Valério Romão fala-nos dos gatos do Poço dos Negros, Mário Zambujal recorda o ritmo acelerado do tempo em que os jornais eram no centro da cidade, enquanto Madalena Matoso traça um roteiro das árvores de Lisboa, incluindo, claro está, os jacarandás em flor.
A edição assinala o vigésimo aniversário da EGEAC – Empresa de Gestão Cultural de Lisboa e resulta de uma parceria com a editora e associação cultural Prado.
O lançamento está agendado para esta tarde no auditório central da Feira do Livro de Lisboa (Parque Eduardo VII), às 18h30. Até ao final do mês, as ilustrações incluídas no livro estarão expostas na galeria Abysmo (R. Horta Seca).
Alguns dos autores do guia vão participar em visitas guiadas pela cidade:
11 jun, sáb > Rui Cardoso Martins – Casa dos Perús (11h) > Rui Zink – Ginginha do Rossio (18h)
18 jun, sáb > António Jorge Gonçalves – Museu do Azulejo (16h)
19 jun, dom > Joana Bértholo – Museu do Fado (16h)
25 jun, sáb > Ana Margarida Carvalho – Cais do Sodré (17h) > Sandro William Junqueira – Miradouro da Graça (18h)
Por um bairro melhor é a iniciativa que une a VISÃO, SIC Esperança e a Comunidade EDP em busca dos vizinhos mais ativos do País. Participe, dê ideias, contribua. Tudo por um bairro melhor.