Foi em 2006 que a Vacheron Constantin decidiu criar uma série anual de edições limitadas em platina batizada Collection Excellence Platine. Cada exemplar é concebido, como o nome claramente indica, numa caixa em platina – mas não só: também o mostrador, o fecho da correia e até a costura da correia são em platina. E, numa antecipação relativamente ao lote de novidades que será desvelado no Salon International de la Haute Horlogerie, a manufatura genebrina deu a conhecer o mais recente relógio de exceção dessa gama de elite: o Malte Tourbillon ‘Collection Excellence Platine’.
O anterior membro desse clube superlativo que é a Collection Excellence Platine foi o Patrimony Traditionelle 14-Day Tourbillon, no pretérito verão. O novo Malte Tourbillon ‘Collection Excellence Platine’ está limitado a 50 exemplares com inserem um turbilhão na elegante caixa tonneau (de 48 por 38 milímetros, com uma espessura de 12,7 milímetros) que caracteriza a linha Malte; o calibre 2795 de corda manual tem 45 horas de reserva de corda e a sua transposição para o mostrador é descentrada – já que o eixo das horas e dos minutos fica na metade superior de modo a dar mais protagonismo ao turbilhão de 60 segundos na parte de baixo.
O turbilhão do Malte Tourbillon ‘Collection Excellence Platine’ apresenta uma construção notável que evoca o logotipo da marca – a Cruz de Malta – e a barra do turbilhão tem um acabamento artesanal que por si só exige 12 horas de trabalho meticuloso: a técnica de berçage consiste no preenchimento das pontas dos braços para lhes dar uma forma cónica e semi-cilíndrica.
O belo mostrador em platina, devidamente certificado com a subtil menção ‘Pt 950’ entre os indicadores das quatro e das cinco horas, apresenta uma delicada granulagem que lhe proporciona uma qualidade estética notável.
Descubra mais informação e imagens no site da Espiral do Tempo