Por Miguel Seabra
O tempo pareceu parar durante décadas em toda a região da Saxónia, asfixiada pelo regime comunista. Mas, após a reunificação, Dresden tem vindo paulatinamente a recuperar todo o seu esplendor de antiga capital não só estatal mas também de arte e cultura – tal como a manufatura A. Lange & Söhne, sedeada na vizinha localidade de Glashütte, recuperou toda a sua grandiosidade para se tornar na única entidade de alta-relojoaria capaz de rivalizar com as melhores manufaturas suíças. E voltou a prová-lo recentemente.
É sempre bom regressar a Dresden, sobretudo porque a cada nova visita os progressos são notórios – desde a recuperação dos monumentos históricos destruídos pelos Aliados na Segunda Guerra Mundial à criação de infrastruturas modernas. E esse crescimento esteve de novo patente entre 6 e 8 de dezembro, dias em que a A.Lange & Söhne convidou um seleto grupo de jornalistas para uma pré-apresentação da atualização do seu já lendário Datograph.
A informação relativamente à mais recente novidade da histórica manufatura germânica foi embargada durante duas semanas e o que agora já se pode revelar é que a nova versão Datograph Auf/Ab será tanto ou mais cobiçada do que o cronógrafo de 1999 que já era considerado como um dos mais belos e desejados de sempre. Com toda a classe e pertinácia que a carateriza, a A.Lange & Söhne fez crescer ligeiramente o Datograph enquanto mantinha todo o sentido das proporções originais e juntou-lhe alguns aperfeiçoamentos técnicos a par de criteriosas alterações. O resultado é o esperado: muito estilo e elegância…
Leia aqui a reportagem completa sobre o Datograph Auf/Ab da A.Lange & Söhne