Foi cenário idílico de filmes como o Pirata das Caraíbas e James Bond mas agora está disponível para quem quiser desembolsar a ‘módica’ quantia de 91 milhões de euros… Falamos da ilha ‘Little Pipe Cay’, que se estende por 15 hectares e faz parte do arquipélago de Exuma, situado a cerca de 110 quilómetros a sudeste de Nassau (a capital das Bahamas) e foi colocada à venda, há cerca de um mês, através da Engel & Völkers, uma das multinacionais do imobiliário mais ativas na comercialização de propriedades que se tornaram famosas através do pequeno ou grande ecrã.
Visualmente impactantes, seja qual for a envolvência em que se inserem, os imóveis que ganham estatuto para entrar num filme ou numa série, acabam frequentemente no mercado a valores bastante mais valorizados, fazendo ‘render’ o seu estatuto de propriedade-estrela.
É o que acontece também com uma das mais recentes casas angariadas pela Bespoke Real Estate – a luxuosa mansão, à beira-mar plantada em Hamptons, reduto dos muito ricos em Long Island, Nova York onde foram filmadas várias cenas da popular série “Succession” da HBO.
Ultra-sofisticada e de arquitetura arrojada, a mansão desempenhou também ela o seu papel de ‘lar doce, lar’ do investidor bilionário Josh Aaronson, interpretado por Adrien Brody. À venda por 55 milhões de dólares (51 milhões de euros), a mansão foi edificada em 2018 e concebida como um mini-resort com uma espécie de três casas de praia unidas por corredores. Diz a consultora que “cada uma tem um caráter distinto”, apesar de existir uma linha unificadora. Cada casa abriga algo diferente. A suíte principal está em uma, a do meio é o espaço comum e o terceiro pavilhão agrega os cinco quartos restantes. Uma pluralidade de ângulos que facilitaram certamente a dinâmica das filmagens da conhecida série.
Espaço também não falta no rancho que foi usado para dar vida à cidade fictícia de “Big Whiskey“, que surge no premiado filme de Clint Eastwood, o western americano “Imperdoável” (Unforgiven, no seu título original). À venda por 18,9 milhões de euros através da consultora Engel & Völkers, a herdade está localizada na província em Alberta, na periferia das Montanhas Rochosas do Canadá.
Com 480 hectares, a propriedade acolhe uma sumptuosa residência principal, várias ‘cabanas’ de luxo para hóspedes, uma arena equestre interior e famoso lago que ocupa uma generosa área de 11 hectares, uma envolvência de faroeste que marcou o cenário do western americano produzido, realizado e protagonizado, em 1992, por Clint Eastwood.
“Os atuais proprietários compraram a cidade fictícia de ‘Big Whiskey’ apresentada no filme e reconstruída no rancho. Eastwood ficou no rancho durante as filmagens, e os seus colegas Morgan Freeman, Gene Hackman e Richard Harris também passaram bastante tempo aqui”, contou Chris Burns, agente imobiliário na Engel & Völkers Vancouver.
Transpostos os portões da herdade, os pinheiros traçam o caminho a seguir. O trilho principal, ladeado da frondosa vegetação, foi o palco principal da fictícia cidade de “Big Whiskey”. Um antigo forte, a residência-master – uma casa de montanha feita de troncos maciços e com cinco quartos, onze casas de banho e sete lareiras – e seis cabanas para hóspedes, divididas em 17 suites e lofts totalmente privados, constituem a componente de acomodação.
A ‘cidade’ recriada de Wild West incluiu ainda um gabinete de xerife com duas celas de prisão e um armário de armamento antigo, um salão com serviço de bar completo e salão de jogos, uma loja de ferreiro, uma cavalariça e estábulos com três bancas cobertas, um banco e uma carpintaria. Há também uma mercearia completa e uma pequena igreja branca com bancos antigos e uma torre com sino.
O rancho conta ainda com um complexo equestre com cerca de 1.850 metros quadrados que inclui, entre outras estruturas, um estábulo de cinco boxes, um picadeiro coberto, um salão de equitação, uma sala de observação, e um consultório veterinário. O rancho também dispõe de um heliporto.
“Inspirados pelas cidades apresentadas nos populares filmes Western, os proprietários do rancho construíram-no por pura diversão. O fator diferenciador é que cada um dos edifícios é totalmente funcional e habitável, em vez de ser apenas uma fachada de cenário de cinema. Não há nada semelhante num rancho privado”, diz Chris Burns, realçando que a propriedade pode ser transformada num resort-aventura.
Arrendar também é possível
O mesmo acontece na já referida ilha do Pirata das Caraíbas, também do portfólio da Engel&Vokers. Perfeita para um simples resort, quem a adquirir pode potenciar as suas características únicas que conquistaram após a rodagem do filme de aventuras. Ah, e quem quiser apenas ter o gostinho do paraíso pode apenas arrendar – os preços de arrendamento variam entre 68.000 e 86.000 euros por noite, consoante a época do ano.
O acesso para esta ilha é feito por via aérea, a partir da Florida ou da ilha de New Providence, e por barco, a partir da ilha de Staniel Cay. A doca privada, de águas profundas é capaz de acomodar super iates. Entre os equipamentos de apoio para receber os ultra-ricos ao paraíso está ainda um cais de atracagem extra-longo para barcos de todos os tamanhos e uma doca para hidroaviões. A lista inclui igualmente instalações de alojamento para o staff e um serviço de segurança 24 horas por dia, descreve Colin Lightbourn, Licence Partner da Engel & Völkers Bahamas.
Para além da residência principal e das quatro casas de hóspedes, a ilha possui uma vasta gama de comodidades de luxo e é um paraíso para atividades ao ar livre. Só a residência principal, de estilo colonial, possui cerca de 5.000 m2 e está rodeada por quatro casas de hóspedes com 11 quartos e 12 casas de banho, totalizando mais de 22.000 m2 de espaço habitacional, todos inseridos na topografia da ilha e ligados por pequenos caminhos sinuosos. Cada um dos edifícios é totalmente independente, garantindo o mais alto nível de discrição tão desejado pelos habituais clientes afortunados. Algumas das outras comodidades de luxo da ilha incluem um heliporto privado, uma piscina de grandes dimensões e um spa exclusivo.
Passível também de ser reservada na plataforma Airbnb está o imponente palacete Villa Tasca, onde foram rodados alguns episódios da premiada série Downton Abbey.
Foi aqui nesta luxuosa mansão em Palermo, na Sicília, datada do século XVI, que Daphne (Meghann Fahy) e Harper (Aubrey Plaza) rodaram várias cenas da série. Disponível para quem tiver 16.500 euros para passar três noites (estadia mínima), o palacete está preparado para criar uma experiência inesquecível a fazer valer a dispendiosa estadia.
Com 20 hectares de jardim, a propriedade mantém a aura do período renascentista com “todas as glórias do passado da Itália — imponente arquitetura neoclássico, candelabros de Murano, pinturas com molduras douradas”, lê-se no anúncio. A casa tem uma escadaria dupla que conduz os hóspedes ao andar principal, onde se situa o salão de estar e jantar com o pé-direito generoso que realça a espacialidade das salas. Com apenas quatro quartos disponíveis para hóspedes, a villa pode acomodar grupos de até oito pessoas.