Desengane-se quem achou que a pandemia poderia abalar a dinâmica imobiliária do mercado português. Seja qual for o segmento. Desta vez a novidade vem da Portugal Sotheby’s Realty, consultora de luxo, que está a ter um ano excecional, com o mês de setembro a destacar-se mesmo como um dos melhores meses de sempre desde que a empresa abriu portas em Portugal, já lá vão quase 15 anos.
Então, nos primeiros dez meses deste ano, a Sotheby’s fechou mais de 300 transações (mais precisamente 317), a uma média de 1,1 milhões de euros por imóvel. Isto representou um crescimento de 53% face ao registado em igual período de 2020 e, mais importante, um aumento de 39% quando comparado com igual período em 2019, quando estávamos ainda longe do pesadelo pandémico.
No que diz respeito às nacionalidades dos seus clientes, a Portugal Sotheby’s Realty revela que vendeu imóveis de luxo a 22 nacionalidades diferentes nos primeiros dez meses do ano. Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Espanha surgem como as cinco principais nacionalidades dos clientes que mais compraram imóveis de luxo.
“Os primeiros 10 meses de 2021 foram marcados pelo acentuado crescimento e forte dinamismo da nossa marca, quer a nível nacional quer a nível internacional, com destaque para setembro, um dos nossos melhores meses de sempre”, anunciou, em comunicado, Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s Realty,salientando “a recuperação económica” deste mercado.
Diz a empresa em comunicado que, “na base do crescimento da Portugal Sotheby’s Realty estão vários fatores externos, como as baixas taxas de juro, que colocam o imobiliário como um sector de refúgio, a mudança de paradigma dos investidores que passaram a apostar no mercado imobiliário em detrimento do mercado acionista, o crescimento de construção nova e a forte procura externa”. Entre os fatores internos, contam-se, entre outros, a aposta em marketing e tecnologia que permitiu o acompanhamento à distância dos clientes e potenciais clientes mesmo em tempos de confinamento.
Resultados que fazem antever um ano promissor em 2022. “Com a retoma da atividade económica, o retorno do investimento e a melhoria dos indicadores do turismo, é expectável um desempenho positivo do mercado imobiliário até ao final do ano, bem como no próximo ano 2022”, acrescenta Miguel Poisson.
A Sotheby’s, recorde-se, nasceu em Londres, em 1744, como uma casa de leilões de objetos de luxo, tendo sido criada 1976 a imobiliária de luxo com o mesmo nome, a Sotheby’s International Realty. Está presente em 75 mercados internacionais com mais de 1000 escritórios e 24.000 private brokers. Em Portugal, a consultora abriu em 2007 o seu primeiro escritório no Estoril e, dois anos depois, mais dois novos espaços em Lisboa e Oeiras. Atualmente, a Portugal Sotheby’s Realty conta com 10 agências espalhadas pelo país e cerca de 200 colaboradores.