Portugal foi o país escolhido para ser a rampa de lançamento internacional da Tiko, uma proptech imobiliária espanhola que aposta na venda rápida – um máximo de 90 dias – de um imóvel residencial.
Com presença em várias cidades espanholas, a empresa liderada por Sina Afra e Ana Villanueva foi criada para ajudar os proprietários que querem vender as suas casas de forma rápida. Como? A empresa garante uma proposta em 24 horas. Para isso, a Tiko desenvolveu um algoritmo de avaliação automática de propriedades chamado Tikoanalytics ™, “que permite calcular preços muito ajustados para as casas que se encontram no mercado”, diz a empresa em comunicado hoje divulgado.
Para obter uma proposta pela sua casa, os proprietários apenas têm de preencher um formulário simples com os dados básicos do imóvel. Com essa informação, a PropTech é capaz de calcular um preço para a sua casa sem vê-la e em apenas 24 horas.
Uma vez aceite a proposta, realiza-se a vistoria técnica ao imóvel e a transferência da propriedade. “Os procedimentos são simplificados ao máximo e o cliente recebe 100% do preço da oferta perante o notário, em poucos dias ou no momento que for mais conveniente para o proprietário”, afiança a empresa.
A Tiko compra as casas diretamente e depois vende-as, num prazo máximo de 90 dias.
Ao ser compradora direta e não intermediária, a Tiko gere todo o processo, garantindo que a venda e o pagamento sejam feitos em poucos dias.
O modelo da Tiko é baseado no volume; obtém margens pequenas sobre um grande volume de transações.
“É com orgulho que iniciamos o nosso plano de expansão para países europeus, e nada melhor que começar pelo nosso país vizinho. Temos uma perspetiva muito otimista para o mercado português. Lisboa só por si é bastante atrativa e tem um volume de transações superior a 50k, um valor semelhante ao de Barcelona, a segunda maior cidade espanhola. Se a isto juntarmos o fato de sermos o primeiro iBuyer internacional a atuar no país e o nosso modelo de negócio, acredito que seremos muito bem recebidos nesta cidade. A Tiko é capaz de cobrir necessidades que eram menos acessíveis com o modelo tradicional, tais como a racionalização e eficiência dos processos” revela Sina Afra, CEO de Tiko.
A empresa iniciou a sua operação em 2018 em Espanha e desde então atingiu uma taxa de crescimento de 125 por cento.