A pouco e pouco, a sustentabilidade construtiva vai marcando o produto novo que vai entrando no mercado imobiliário nacional. Desta vez, a novidade vem da residência universitária Milestone Porto Asprela Nuveen RE, um projeto da Value One Development, operador austríaco especializado no setor das residências para estudantes, ao qual se associou a construtora Garcia Garcia.
Com 220 quartos, a residência de estudantes direcionada para o segmento alto do mercado acabou de receber a certificação LEED Gold, certificado internacional que avalia a sustentabilidade dos edifícios desde o design à manutenção, passando pela construção e operação.
O galardão atesta que tudo no edifício foi planeado para minimizar a sua pegada ambiental. Diz Miguel Garcia, administrador da empresa Garcia e Garcia, empresa que assegurou a construção do projeto, que ainda na fase de conceção foram tidos em conta aspetos como a seleção de materiais, o controlo das emissões poluentes, o tratamento de resíduos e a utilização de metodologias menos impactantes. O desempenho energético, acústico e térmico, assim como, o consumo de recursos naturais, ao longo do ciclo de vida e manutenção do edifício, “foram escrupulosamente estudados e concebidos numa vertente ecofriendly”.
No edifício destacam-se soluções como a reutilização da água dos chuveiros para as sanitas, a escolha de equipamentos elétricos e mecânicos de elevada eficiência, o controlo de caudais de torneiras, a utilização de energias renováveis no edifício, a utilização de sistemas inteligentes para gestão de equipamentos do edifício, o controlo de sistemas de ar condicionado pela abertura de janelas, assim como, a utilização de revestimentos de elevada eficiência térmica e a promoção da iluminação natural.
“Este projeto revela-se um marco para o setor Hospitality em Portugal, sendo o consumar do compromisso que a Garcia Garcia e todos os seus intervenientes têm vindo a assumir perante a necessidade emergente da redução da pegada ambiental”, sublinhou ainda Miguel Garcia.
Mais especificamente, o edifício obteve a Certificação LEED GOLD, sendo o primeiro edifício da tipologia Hospitality a ser certificado pela versão V4 do LEED na Península Ibérica, tendo conseguido uma pontuação de 62 pontos, a maior de sempre registada na Europa na categoria LEED V4 – Hospitality (ex aequo com um outro edifício certificado na Irlanda).
Atribuída pelo U.S. Green Building Council, a Certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) tem como objetivo avaliar e creditar a construção ecofriendly, através de um sistema universal de parâmetros que avaliam o desempenho ambiental e energético dos edifícios. Procura promover as melhores práticas na construção, diminuindo a pegada ambiental dos edifícios em todo o seu ciclo de vida. O sistema de rating implementado pelo LEED visa edifícios comerciais, industriais, serviços e residenciais.