“Eu gosto realmente da estética e caráter deles”, disse Igor Kryukov, ao The Guardian. Solara, Resheph e Nitokris, os três Don Sphynxes do fotógrafo, foram protagonistas da série de fotos que o artista levou a concurso no Sony World Photography Awards. “Eles são graciosos, sofisticados, inteligentes, como aristocratas”, remata Igor.
São três esfinges (Sphynx), a conhecida raça de gatos das rugas que não tem pêlo. A raça é original do Canadá, de 1966, e o gene responsável pela sua nudez, alopécia, é hereditário e é recessivo. Esta raça foi, entretanto, cruzada com outras, gerando variações. Que é o caso dos três gatos de Igor Kryukov: são Don Sphynx, também conhecidos como Donskoy e Don Hairles.
A raça Don Sphynx surgiu na Rússia, de onde o fotógrafo é natural, no ano de 1987. Estes gatos podem ter quatro tipos de pelagem diferentes, com várias cores: Rubber Bald, Flock, Velour e Brush. Devido ao gene dominante, alopécia, se estes tiverem algum tipo de pelagem, irá cair ao nascer. A variação Rubber Bald nasce sem pelo e assim permanece por toda sua vida. O Flock também não tem pelo e a sua pele é semelhante a camurça. O Velour-coat nasce careca ou com pouca pelagem, que tende a desaparecer no primeiro ano de vida, mas alguns pelos podem permanecer na zona na face, cauda e pernas. Por fim, existe a variação Brush que perde apenas uma pequena porção de seu pelo.