DÚVIDA
DE: JOAQUIM ROSA
Venho por este meio comunicar um problema com o meu computador portátil. Quando estou no Facebook durante duas ou três horas ou no YouTube visualizando um vídeo, o computador desliga-se automaticamente sem aviso prévio. Fico sem saber porquê. Durante o dia ele faz o mesmo. Chega a ser enervante. O computador é um Acer Aspire 5315 – Intel Celeron 540, 120 GB HDD, Mobile Intel Graphic Media Accelerator X3100, 802.11 b/g WLA e 1 GB DDR2 (que posteriormente passou para 2 GB porque a memória era pouca). O portátil veio com Windows Vista, depois passou para o 8 e mais tarde, por pedido da Microsoft, passou para o Windows 10. Espero que me consigam dizer qual o problema e como o resolver. Muito obrigado pela atenção. Tenho aprendido muito com a vossa revista.
RESPOSTA:
O problema que menciona pode ter várias causas. Mas considerando a idade já avançada do portátil, pode ser apenas uma consequência do sobreaquecimento. Por razões de segurança, o sistema pode desligar-se automaticamente quando o calor atinge um valor que é considerado perigoso para os componentes. O que costuma ser causado pela perda da eficiência do sistema de dissipação de calor.
Há sintomas que pode observar que ajudam a comprovar esta falha: o computador fica lento depois de algum tempo a funcionar (processador baixa a frequência); a ventoinha está acelerada mesmo quando não parece estar a fazer nada; sente-se calor excessivo numa determinada zona do portátil…
Se reconhece estes sintomas, então é provável que a falha seja mesmo a indicada.
Isto pode acontecer porque ao longo do tempo é normal que se acumulem detritos (pó, por exemplo) no sistema de dissipação, o que, naturalmente, afeta a capacidade de eliminar o calor do processador. Tente limpar as entradas e saídas de ar do portátil. Normalmente, um pincel estreito e um aspirador são uma boa ajuda. Em muitos casos, a pasta térmica, que garante a boa condutividade térmica entre o processador e o dissipador, perdeu as propriedades e acaba até por funcionar de forma oposta: bloqueia a passagem do calor. Neste caso, a pasta deve ser removida e deverá ser aplicada nova pasta. Este processo não é simples de realizar porque pode exigir a montagem/desmontagem de grande parte da máquina, e não recomendamos que seja feito por quem não tem experiência de reparação de portáteis. Várias empresas na área da assistência técnica têm serviços de limpeza e recondicionamento do sistema de dissipação, o que recomendamos.
Há alguns malwares conhecidos por fazer desligar o sistema. Atualize o antivírus instalado e faça uma pesquisa o mais completa possível. Se nada for detetado, experimente instalar e utilizar o Malwarebytes (versão gratuita em pt.malwarebytes.com). Infeções virulentas mais graves podem impedir a utilização correta de um antivírus ou antimalware a partir do Windows, caso em que o melhor será criar uma CD de arranque com software de segurança, como é o caso do Rescue Disk da Kaspersky (disponível AQUI).
Como referido, há outras possibilidades. Algumas serão piores: problemas de eletrónica, que só são solucionáveis com reparações que podem custar demasiado considerando o valor atual do portátil.
Ajuda aos leitores
Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas.
O Consultório sempre fez parte da Exame Informática. São páginas dedicadas a responder as dúvidas dos nossos leitores, desde questões técnicas relacionadas com problemas de hardware e software, até recomendações de compras nas mais variadas áreas da tecnologia.
Para enviar as suas dúvidas deve usar o endereço de e-mail consultorio@exameinformatica.pt. Cada e-mail deve referir-se apenas a um pedido de ajuda – pode enviar vários e-mails se tiver mais de um pedido de informação. Inclua uma descrição pormenorizada e, no caso de dúvidas técnicas, uma descrição do sistema (configuração do PC ou marca e modelo do smartphones, por exemplo).
Como é impossível responder a todos, damos prioridade aos assinantes da Exame Informática, pelo também deve indicar os seus dados de assinante no e-mail (nome e/ou número de assinante).
As perguntas e respostas selecionadas são publicadas na revista e/ou na secção Ajuda deste site.