O aumento da oferta no segmento dos comerciais 100% elétricos tem levado várias empresas na área da distribuição a mudarem do Diesel para o elétrico. Sobretudo no que diz respeito à distribuição urbana e suburbana, onde as autonomias já permitem, em muitos casos, fazer um dia de trabalho sem recorrer a carregamentos. Até porque as vantagens económicas, relacionadas com o baixo custo de utilização e fiscalidade verde, são evidentes. Mas neste teste à nova versão da Kangoo, o nosso principal objetivo foi outro: perceber o que um profissional, que utiliza uma carrinha do tipo no dia-a-dia, acha da experiência de usar a Kangoo Van E-Tech.
“Tocava já”
Durante o teste, pedimos ao Eduardo, o nosso colega da Trust-in-News responsável pelo serviço de entregas e recolhas, que trocasse, durante um dia, a Peugeot Partner, que conduz habitualmente, pela Kangoo Van E-Tech. São carrinhas de dimensão e capacidade de carga similares, compatíveis com as necessidades de muitas empresas nacionais. Após um dia de trabalho, na zona de Lisboa, a resposta foi um bastante audível “trocava já”. Opinião que justificou com o conforto e facilidade de condução. Neste aspeto, sublinhou a “incrível” resposta do acelerador e como é “muito menos cansativo não ter caixa de velocidades, vibrações ou ruído”. É importante referir que o Eduardo nunca tinha conduzido um carro elétrico, pelo que natural que tenha ficado surpreendido com o desempenho e conforto associados a este tipo de motorização, onde o motor transmite diretamente a potência às rodas, sem caixa de velocidades, com o elevado binário sempre disponível. Características que são ainda mais vantajosas num comercial, onde é habitual passar-se muitas horas dentro do carro, trabalhar com uma grande variedade de carga e, no caso da distribuição urbana, lidar com percursos complicados. Neste aspeto, é ainda de salientar os três modos de regeneração, que permitem adequar a ‘travagem’ com o motor e respetiva recuperação de energia para a bateria em função do tipo de estrada ou trânsito. O modo mais intenso é especialmente útil com cargas pesadas.