Bem-vindo a mais uma edição da Exame Informática Semanal, a publicação exclusiva para assinantes que antecipa e complementa os conteúdos da revista mensal.
Começamos com o que se costuma chamar de alimento para o pensamento (food for thought): “Podemos ter resultados muito melhores se tornarmos a Inteligência Artificial menos artificial”. Quem o diz é Joe Paton, investigador no programa de neurociências da Fundação Champalimaud, o entrevistado que protagoniza o destaque desta edição da Exame Informática Semanal. O norte-americano fala-nos de como o funcionamento do cérebro é uma inspiração para o desenvolvimento de sistemas de IA, mas como ao mesmo tempo estamos longe da chamada IA de uso geral, a que mais se assemelha ao funcionamento do ‘computador humano’. Os enviesamentos, a falta de flexibilidade dos algoritmos e a possibilidade de virmos a usar equipamentos externos no cérebro que aumentam as nossas capacidades são temas abordados nesta entrevista.
Chamamos ainda a sua atenção para o teste ao Mobile Pixels Trio Max. Porquê? É um gadget que pode colar ao seu portátil para ter um ecrã extra e sem ocupar muito espaço. Uma ferramenta que vale a pena conhecer numa fase em que o teletrabalho parece ter vindo para ficar.
Temos também a análise ao Microsoft Surface Pro 7+. A coqueluche da Microsoft que continua a melhorar em hardware e funcionalidades, mas teima em cometer alguns erros das versões anteriores. Valerá o investimento?
No mundo dos jogos, o destaque esta semana vai para Hitman 3. O Agente 47, um dos mais conhecidos assassinos profissionais do mundo, está de volta e leva-nos por diferentes países com um detalhe digno de assinalar, para fecharmos em grande a trilogia World of Assassination.
A edição fica completa com o novo programa do Exame Informática TV, no qual se destaca o todo-poderoso Samsung Galaxy S21 Ultra, com as recomendações das novas apps que vai querer ter no smartphone, as notícias mais marcantes da semana e ainda com um artigo de opinião de Fabio Rodriguez, diretor-geral da Orcam Technologies para Portugal e Espanha, que nos diz como é que tecnologias como os algoritmos de aprendizagem automática, a quinta geração de redes móveis e a Internet das Coisas vão mudar por completo o sistema de ensino.
Já sabe, boas leituras e mantenha-se seguro!
Edição disponível e gratuita para assinantes em https://exameinformaticadigital.exameinformatica.pt/
Se é assinante e não consegue aceder à Exame Informática Digital (edições mensais e semanais), siga as instruções disponíveis aqui.