Quando se gere negócios de retalho baseados em transações, a conetividade à Internet e à rede WAN é um imperativo empresarial não negociável. Os retalhistas e supermercados dependem dela para as transações e receitas. No meio da época de compras mais movimentada em conjunto com um ano desafiante, os retalhistas precisam de garantir que têm uma rede que proporcione um acesso seguro aos terminais dos pontos de venda, sistemas de inventário, sistemas de segurança, IoT e muito mais, em todos os locais para atingir o máximo potencial de receitas.
O tempo de inatividade da rede é uma crise comum e, durante o Natal, os retalhistas esperam estar mais ocupados do que estavam antes da pandemia ter começado. Existe uma ampla gama de questões pode perturbar o tráfego de rede. Por exemplo, não há largura de banda suficiente para lidar com todo o tráfego de ecrãs interativos ou dispositivos IoT que partilham informação. Isto pode perturbar os negócios e prejudicar tanto os utilizadores, como os clientes. Por norma, as ligações por cabo ou banda larga oferecem um tempo de atividade de cerca de 99,5%. Contudo, mesmo esse grau de consistência pode resultar em horas de interrupções não planeadas por ano que perturbam a capacidade de uma empresa em processar transações com cartão de crédito, rastrear o inventário ou executar outras tarefas essenciais da loja.
Independentemente da causa, o tempo de inatividade da rede tem um custo elevado e pode causar sérios danos à marca, reputação e fidelidade do cliente de um estabelecimento. De acordo com um relatório da IDC, o tempo de paragem da rede custa a 80% das PMEs pelo menos 17.000 euros por hora. Numa escala maior, um corte de mais de um dia, em 2019, custou à cadeia Target cerca de 100 milhões de dólares em vendas e deixou os clientes frustrados com as suas experiências de compra. As ações caíram 2% após o incidente.
No entanto, existem soluções que podem garantir um aumento do tempo de atividade durante os períodos-chave de compras. Especialmente para as empresas retalhistas, as modernas redes de banda larga móvel 4G LTE e 5G podem oferecer três soluções principais.
A conectividade móvel pode ser a solução para uma largura de banda fácil e flexível que pode ser implementada em green-field e pop-up. Para instalações mais tradicionais, os retalhistas utilizam a banda larga móvel como backup em caso de queda da rede principal, frequentemente referida como “comunicação por erro na rede”. Por último, as ferramentas de gestão fora de banda (OOBM) podem aproveitar as redes móveis para reduzir significativamente o tempo de inatividade e a capacidade de gerir remotamente quaisquer problemas que possam surgir na loja durante esta temporada – quando cada minuto de inatividade pode causar milhões de dólares em receitas e oportunidades perdidas.
1. Fiabilidade e redundância
Em comparação com os 99,5% acima mencionados, os operadores móveis estão a aumentar a fiabilidade e disponibilidade das suas redes 4G LTE para 99,99%. Além disso, o aumento da cobertura de LTE está a apagar quaisquer disparidades de velocidade entre ligações com e sem fios e só se tornará mais forte agora que 5G chegou. Muitos modelos estão equipados com cartões SIM duplos, para que um local possa alternar entre vários operadores sem fios para uma ligação mais forte e mais fiável que proporciona 99,99% de tempo de funcionamento para um acesso fiável à infra-estrutura remota.
2. Redução dos custos operacionais e melhoria da segurança de acesso
As capacidades de gestão remota de soluções OOBM sem fios reduzem os custos operacionais, permitindo a uma equipa mais pequena gerir facilmente um conjunto muito maior de dispositivos e locais remotos. A equipa pode ligar-se rapidamente aos sistemas afetados, resolver problemas em qualquer lugar, e trazer o sistema de volta à linha mais rapidamente. As ferramentas baseadas na nuvem permitem-lhes fornecer, monitorizar, analisar e controlar equipamento através de ligações IP e Ethernet ou através da entrada original USB ou da entrada em série, se não estiverem disponíveis. Não existem custos adicionais de viagem, nem longas esperas por um técnico para resolver o problema, nem experiências frustrantes ao tentar falar com um operador à distância sobre o processo de diagnóstico.
Talvez o benefício mais importante seja o aumento da segurança oferecida pelos dispositivos avançados de rede móvel. A autenticação dos utilizadores e as autorizações devem passar por um conjunto abrangente de hierarquias, grupos e permissões para assegurar que as pessoas certas estão a aceder a dispositivos essenciais. Os registos de segurança armazenam informação detalhada sobre quem, quando e o que foi acedido, e ativam alertas locais ou remotos para cumprir com os controlos e regulamentos do processo. As permissões temporárias são também uma opção, tornando-as ideais para o uso crescente de apoio de terceiros e prestadores de serviços geridos.
3. Facilidade de gestão e de adoção
A conetividade móvel com OOBM oferece simplicidade, sem a necessidade de substituir um router existente ou outro dispositivo de rede. Uma loja pode ligar-se através de routers móveis que fornecem conetividade de rede separada das linhas primárias e adaptadores móveis, ligando-se diretamente à entrada mesmo que o IP e a Ethernet não estejam disponíveis. Um divisor de entradas permite que até oito dispositivos sejam suportados a partir de um único adaptador, ampliando ainda mais a cobertura na loja. Combinados com características de segurança de múltiplas camadas, os retalhistas podem rapidamente permitir a gestão remota de praticamente tudo, desde os maiores centros de dados até aos terminais dos pontos de venda.
Manter os problemas à distância
Muitos retalhistas estão a descobrir que as redes móveis podem gerar benefícios em vários locais, revelando-se valiosas para o failover da rede, testando novos equipamentos e, talvez o mais importante, como uma fonte primária de conetividade para aplicações que envolvem os clientes, tais como lojas pop-up e experiências interativas. O tempo de atividade da rede e dos dispositivos é essencial para a continuidade do negócio, especialmente para os retalhistas que atingiram um período difícil em 2021. Estes routers de rede móvel resolverão o problema da gestão fora da banda das redes de retalho e lançarão as bases para uma maior transformação e inovação, cruciais para atrair clientes para as lojas. Mas, mais importante ainda, mantêm os retalhistas a funcionar na altura mais importante do ano, para que os clientes possam continuar a fazer compras e as transações continuem a chegar.